Um morador de Blumenau descobriu nesta semana que caiu em um golpe que está fazendo vítimas em todo o Brasil. Criminosos conseguem movimentar o dinheiro do auxílio emergencial através do aplicativo Caixa Tem, utilizando o recurso, que deveria ajudar neste momento de crise provocada pela pandemia do novo coronavírus, para fazer compras on-line.
Ao baixar o app, necessário para a movimentação da segunda parcela do auxílio, o leitor do Portal Alexandre José, que prefere não ser identificado, percebeu que alguém tinha feito compras no site Mercado Pago, pela internet, usando o dinheiro dele. “A primeira parcela caiu direto na minha conta da Caixa. A segunda (parcela) foi para conta virtual da Caixa. Foi quando tive o valor de R$ 600 roubado”, disse.
Desempregado há três meses, o homem foi pessoalmente na agência da Caixa na Rua 2 de Setembro, no bairro Itoupava Norte, onde foi feita uma contestação. O documento será encaminhado para a Polícia Federal, que tem dez dias para dar uma resposta sobre a solicitação. Denúncias semelhantes a esta têm sido registradas por diversos beneficiários nas redes sociais.
Procurada em rede nacional, a Polícia Federal informou que está atuando na prevenção de crimes relacionados ao auxílio emergencial, em diversas frentes e em coordenação com outros órgãos. No entanto, afirmou que “não se manifesta sobre eventuais investigações em andamento”. A Caixa não emitiu nenhuma nota oficial sobre o assunto para orientar seus correntistas.