Neste sábado (20), quando começa oficialmente o inverno, uma massa de ar seco que atua sobre Santa Catarina deixa o tempo firme, com predomínio do sol e presença de poucas nuvens. Sensação de calor durante a tarde, com temperatura entre 30°C e 32°C.
No domingo (21), não ocorrem mudanças significativas e o tempo permanece aberto, com sol entre poucas nuvens. No amanhecer, mínima entre 15°C e 17°C e à tarde máxima entre 30°C e 32°C.
Na segunda-feira (22), presença do sol em meio a variação de nebulosidade devido à influência da massa de ar seco sobre o Estado. Temperatura mínima entre 16°C e 18°C e máxima entre 27°C e 29°C.
Frio mais intenso em julho
A tão esperada neve terá chances de vir somente em julho. Enquanto o outono foi marcado por temperaturas baixas e geada, nos primeiros dias do inverno não há indicativo de frio intenso. A primeira massa de ar frio da estação está prevista para o final de junho e chega um pouco tímida, com poucas chances de temperatura negativa.
Os meses de junho, julho e agosto serão marcados por noites e madrugadas com temperatura baixa e formação de geada ampla no Estado, seguidas de tardes com temperatura agradável e até elevada (acima de 30ºC). O frio deve se intensificar em julho, quando podem ocorrer episódios de neve no Planalto Sul.
Quanto à estiagem, se a primeira quinzena de junho foi favorável para uma boa distribuição da chuva no estado, nos primeiros dias do inverno a precipitação ficará concentrada em um curto período. Até o fim do mês, uma única frente fria é esperada para SC, provocando chuva entre os dias 25 e 27 de junho.