InícioGeralJustiça multa usina hidroelétrica de Taió que descumpriu decisão judicial

Justiça multa usina hidroelétrica de Taió que descumpriu decisão judicial

Uma usina hidroelétrica particular localizada em Taió, no Alto Vale do Itajaí, foi multada em R$ 200 mil após desrespeitar uma decisão judicial. A estrutura ganhou destaque após romper em fevereiro de 2019, inundando uma propriedade e atingindo uma casa localizada nas proximidades. Apesar do susto, ninguém se feriu.

Segundo o Ministério Público, a usina apresenta problemas estruturais que colocam em risco a vida de moradores vizinhos. Com base nisso, a Justiça determinou a imediata paralisação de toda espécie de obras no canal de adução. De acordo com os laudos, a construção tem histórico de fissuras e rompimentos.

Inconformada com a aplicação da penalidade, a usina recorreu ao TJSC. Alegou que as atividades de manutenção e reparo da estrutura não podem ser totalmente paralisadas, sob pena de “afetar o controle de processos erosivos do solo e de estabilidade de taludes”. A Justiça, por sua vez, manteve a decisão de paralisar as obras.

Segundo moradores da região e a própria Defesa Civil de Taió, porém, a empresa continuou a intervir na construção. Questionada, a empresa confessou ter realizado “ajustes imprescindíveis” na estrutura. Diante disso, a desembargadora Sônia Maria Schmitz, da 4ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), decidiu pela penalização da empresa.

Em sua decisão, a desembargadora defendeu que “é irônico que a empresa (…) diga o que deve ou não fazer, quando todo o imbróglio jurídico decorreu exclusivamente de sua manifesta incompetência na construção e condução do empreendimento”. Além de Schmitz, a sessão também contou com a participação dos desembargadores Rodolfo Tridapalli e Odson Cardoso Filho. A decisão foi unânime.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com
%d blogueiros gostam disto: