Depois de Blumenau, a Prefeitura de Gaspar anunciou que também pode adotar novas medidas restritivas de enfrentamento ao coronavírus. A cidade faz o acompanhamento periódico da situação através do Sistema de Comando em Operações (SCO). Até a próxima semana, o município deve apresentar regras, que devem ser seguidas a partir do dia 5 de julho, com base no decreto 630 do Governo do Estado, com relação a setores que passam a ser de responsabilidade das autoridades municipais.
De acordo com os dados coletados e apresentados na reunião do SCO desta quinta-feira (25), a procura por atendimento nas unidades de saúde de Gaspar tem aumentado e a ocupação de leitos nas UTIs da região preocupa. O município já registrou 108 casos e o terceiro óbito. Por isso, a equipe técnica, formada por profissionais de diversas áreas, estuda medidas que devem ser adotadas.
Entre as atividades que, segundo o decreto, as autoridades sanitárias dos municípios devem deliberar estão espetáculos, shows, eventos, atividades esportivas, entre outros. “Estamos avaliando o que será possível retomar, o que permanecerá suspenso e também as medidas preventivas que deverão ser adotados para aqueles que forem autorizados a retomar as atividades. Precisamos preservar a vida e a saúde das pessoas”, salienta o secretário de saúde, Arnaldo Munhoz.