A Prefeitura de Blumenau anunciou na noite desta quarta-feira (24) novas medidas restritivas por conta do aumento no número de casos do novo coronavírus na cidade. O crescimento da curva de contaminação da população fez com que o poder público tomasse algumas atitudes para evitar a proliferação da Covid-19. Reuniões foram feitas durante todo o dia para avaliar em quais atividades haveria necessidade de fazer mudanças. As medidas começam a valer na próxima sexta-feira (26) e seguirão válidas por prazo indeterminado.
Blumenau voltou a registrar um alto índice de casos confirmados nesta quarta-feira. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, 56 pessoas testaram positivo para a Covid-19 na cidade nas últimas 24h. Ao todo, 1.723 pessoas já foram diagnosticadas com o vírus, sendo que 891 estão recuperadas. Ainda há 798 pessoas em isolamento domiciliar e 28 hospitalizadas, sendo 12 na enfermaria e 16 na UTI – maior número registrado até então.
De acordo com a Prefeitura de Blumenau, 60,5% dos leitos de UTI destinados aos pacientes com Covid-19 na cidade estão ocupados no momento. Os números, porém, não contabilizam os 20 novos leitos que serão abertos nos próximos dias. Apesar disso, acenderam o sinal de alerta e motivaram as medidas anunciadas nesta quarta-feira. Confira as restrições que serão adotadas em Blumenau a partir da próxima sexta-feira:
Transporte coletivo
Haverá antecipação do término à noite de todas as linhas de ônibus que circulam por Blumenau, com o último horário a sair dos terminais sendo às 23h. Está proibida a circulação de idosos (idade acima de 60 anos) no transporte coletivo urbano.
Parque públicos
Todos os parque públicos de Blumenau, incluindo o Parque Ramiro Ruediger, serão fechados temporariamente. Também estão proibidas as aglomerações de pessoas em qualquer ambiente, seja público ou privado, interno ou externo.
Estabelecimentos
Lanchonetes, food parks, adegas, tabacarias, cafeterias, bares, padarias (com exceção do comércio essencial às margens da rodovia) poderão funcionar até as 22h. Restaurantes e pizzarias poderão atender ao público até as 23h. Para delivery, não há restrição de horário.
Supermercados
Supermercados, minimercados e mercearias manterão o horário de funcionamento normal, mas deverão aceitar somente uma pessoa por família no local. O descumprimento poderá acarretar em penalizações ao estabelecimento, que será responsabilizado pelo controle.
Comércio de rua e shoppings
Os horários de funcionamento, além do controle de pessoas nas lojas e shoppings, permanecem os mesmos, sem alterações até o momento.
Postos de combustíveis
As conveniências dos postos de combustíveis seguirão atendendo em horário normal. Apesar disso, ficará proibido o consumo de bebida alcoólica no interior ou arredores do estabelecimento. A compra da bebida segue permitida.
As demais atividades – como igrejas e academias, por exemplo – seguem sujeitas às regras já estabelecidas pelo Governo do Estado.
Denúncias devem ser feitas através do telefone 190 da Polícia Militar ou através do número 156, opção 2, da Ouvidoria da Prefeitura de Blumenau.
