Choveu muito pouco durante o mês de maio na região do Vale do Itajaí. Do dia 1º até 31 do mês passado, o volume de chuvas ficou 79% abaixo da média mensal, quando choveu 22 milímetros e o esperado no mês era 104 milímetros, segundo dados do AlertaBlu. A equipe da Defesa Civil monitora a situação desde fevereiro, quando houve queda na quantidade de chuva na cidade.
Na semana passada, a equipe de meteorologistas da Defesa Civil participou de uma reunião do Fórum Catarinense de Discussão Climática, por meio de webconferência. No evento que ocorre mensalmente, os meteorologistas que atuam em Santa Catarina discutiram o monitoramento e a previsão do clima para o Estado. Segundo o AlertaBlu, a previsão climática para o próximo trimestre (junho, julho e agosto) indica que a chuva ficará próximo a abaixo da média neste período.
A diretora de Meteorologia, Tatiane Martins, que participou do Fórum, explica que dentro do trimestre, o mês de junho é aquele que apresenta um período um pouco mais favorável para a ocorrência de chuva, porém, ainda ocorrerá de forma mal distribuída ao longo do mês. Neste sentido, a situação da estiagem pode ser amenizada, mas ainda é cedo para dizer que será revertida, já que nos meses de julho e agosto, o padrão de chuva irregular e de baixos volumes retorna.
Abastecimento de Água
O Samae reafirma o cuidado que a população precisa ter com a água e pede pra que os blumenauenses usem a água de forma moderada. Os técnicos da autarquia estão monitorando toda a situação e o abastecimento continua sendo realizado sem problemas.
