Blumenau registrou nesta segunda-feira (22) sua maior taxa de ocupação dos leitos destinados à covid-19 desde o início da pandemia. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, 21 dos 43 leitos exclusivos aos pacientes confirmados ou sob suspeita de coronavírus estão ocupados – o equivalente a 48,8% dos leitos.
Dos 21 pacientes, 18 já testaram positivo para o coronavírus, sendo 13 moradores de Blumenau e cinco de outras cidades da região. Os outros três pacientes estão em acompanhamento médico e apresentam sintomas característicos da doença. São dois moradores de Blumenau e um de uma outra cidade não revelada.
O aumento de pessoas demandando cuidados intensivos – no sábado (20), apenas seis moradores de Blumenau estavam internados na UTI – pode trazer impactos consideráveis na rotina da cidade. Segundo o prefeito Mário Hildebrandt e o secretário municipal de Saúde, Winnetou Krambeck, Blumenau poderá ter que readotar medidas restritivas para frear o avanço do vírus.
“É evidente o relaxamento dos blumenauenses com as medidas restritivas”, disse o secretário de Saúde. “As pessoas se desligaram dos cuidados, acharam que está tudo resolvido, que está tudo certo. As pessoas não estão cuidando, é fato. Os números são reflexo do relaxamento do blumenauense com o coronavírus. Se essa situação continuar, algumas medidas precisarão ser tomadas”.
As respectivas medidas já estão sendo avaliadas por uma comissão especial, que reúne profissionais como infectologistas, epidemiologistas e fiscais sanitários. De acordo com o secretário, o grupo se reúne desde o dia 26 de março e continuará trabalhando para apresentar conclusões e projeções “o quanto antes”.
O prefeito Mário Hildebrandt, por sua vez, enalteceu que os números demonstram uma “necessidade maior de cuidado”. Segundo ele, outras cidades têm trabalhado de modo mais restritivo, algo até então descartado em Blumenau. Caso necessário, porém, a admitiu que Prefeitura poderá tomar decisão que não são do “seu agrado”.
Novos leitos
Hildebrandt trouxe também informações positivas à população. Segundo ele, o Governo do Estado sinalizou nesta segunda-feira que deverá estar enviando ainda nesta semana os 15 respiradores prometido à cidade pelo governador Carlos Moisés. Os equipamentos serão utilizados na abertura de 15 novos leitos, ampliando para 58 a capacidade de leitos exclusivos de covid-19.
“Já conversamos com os hospitais”, anunciou. “Chegando os respiradores, eles têm condições de abrir os 15 novos leitos. Caso não tenham todas as reformas adequadas, eles serão instalados em espaços provisórios. Serão dez leitos no Hospital Santa Isabel e cinco no Hospital Santo Antônio. Os equipamentos devem chegar na quarta ou quinta-feira”.
Números em Blumenau
Ao todo, 1.530 pessoas já testaram positivo para o coronavírus em Blumenau. Destas, 823 já estão recuperadas, enquanto 683 seguem em isolamento domiciliar. Ainda há 18 pacientes internados, sendo 13 na UTI e cinco na enfermaria. Com 123 casos confirmados, a Itoupava Central é o bairro de Blumenau com o maior número de casos registrados até então.