A Secretaria de Estado da Educação (SED) começou a divulgação dos calendários da segunda etapa de entrega da alimentação escolar para os alunos da rede estadual de ensino de Santa Catarina. Os cronogramas são definidos pelas escolas com a Coordenadoria Regional de Educação e têm datas diferentes devido à logística de distribuição dos alimentos.
Os calendários dos 548 pontos de entrega, chamados de escolas-polo, são divulgados no site da Secretaria de Educação. Conforme as escolas definem o calendário de entrega, a secretaria atualiza a página com as informações por região, para a consulta da comunidade.
De acordo com o cronograma, Blumenau contará com dez escolas-polo, que serão responsáveis por realizar a entrega dos kits para os alunos da própria unidade e de demais escolas localizadas na região. As datas para a retirada, porém, ainda não foram divulgadas. A expectativa é de que o calendário seja detalhado nos próximos dias.
Em Gaspar, quatro escolas (EEB Arnoldo Agenor Zimmermann, EEB Frei Godofredo, EEB Frei Policarpo e EEB Marina Viera Leal) serão responsáveis pela entrega dos kits. Em Pomerode, a retirada será concentrada na EEB Presidente Prudente de Morais. Ambas as cidades integram a mesma Coordenadoria Regional de Educação de Blumenau.
A entrega é aguardada há quase três meses pelas famílias que têm filhos matriculados na rede estadual de ensino. Até então, somente cerca de 50 mil alunos com familiares cadastrados no programa federal Bolsa Família receberam o kit. Segundo o Governo do Estado, todos os demais estudantes serão contemplados nesta segunda etapa.
Ao todo, R$ 14,3 milhões foram investidos no programa, incluindo a montagem dos kits e a compra dos alimentos, que serão adquiridos integralmente da agricultura familiar catarinense. A Secretaria de Estado da Agricultura e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social também participam da ação.

Como retirar
Para fazer a retirada do kit alimentação nas escolas, os pais e responsáveis deverão levar a carteirinha do estudante ou acessar no smartphone o aplicativo Estudante On-line, com o código (QR code) aberto. A equipe de distribuição usará tablets e smartphones para registrar a entrega, sistema implantado para agilizar o atendimento e ampliar os cuidados em relação à prevenção à Covid-19.
Para famílias sem os dados, a escola disponibilizará o número de matrícula e solicitará a assinatura do familiar para um protocolo de recebimento. Em caso de dúvidas sobre o cronograma ou a forma de retirada, o aluno ou os pais podem ligar para o telefone 0800 644 7890 para buscar orientações com a equipe das coordenadorias regionais de educação no horário entre 12h30 e 19h, de segunda a sexta-feira.
Onde retirar
Confira na relação abaixo quais escolas serão responsáveis pela entrega dos kits em cada região de Blumenau:
EEB Adolpho Konder (Velha): atenderá também alunos do Cedup Hermann Hering, da EEB Professor Lothar Krieck, EEB Victor Hering e EEB Prof. Elza Pacheco;
EEB Carlos Techetin (Passo Manso): atenderá também alunos da EEB Christoph Augenstein;
EEB Cel. Pedro Christiano Feddersen (Vila Itoupava): atenderá também alunos da EEB Erwin Radtke;
EEB Dr. Max Tavares (Itoupava Norte): atenderá também alunos da EEB Prof. Aurea Perpetua Gomes, EEB Prof. João Widemann e EEM Prof. Wigand Gelhardt;
EEB Emilio Baumgart (Itoupava Central): atenderá também alunos da EEB Jonas R. Coelho Neves e EEM Ilse Karsten;
EEB Hercilio Deeke (Velha Central): atenderá também alunos da EEB João Durval Muller;
EEB Pe. José Maurício (Progresso): atenderá também alunos da EEB Gov. Celso Ramos, EEB Prof. Nilo Borghesi e EEF José Vieira Corte;
EEB Pedro II (Jardim Blumenau): atenderá também alunos da EEB Julia Lopes de Almeida e EEB Luiz Delfino;
EEB Prof. Heriberto Joseph Muller (Fortaleza): atenderá também alunos do Ceja Blumenau, EEB Bruno Hoeltgebaum, EEB Hermann Hammn e EEM Norberto Lanser;
EEB Santos Dumont (Garcia): atenderá também alunos da EEB Prof. Izolete Eliza Gouveia Muller.