A Prefeitura de Blumenau instalou nesta sexta-feira (22) quatro totens que farão parte do sistema de monitoramento da Central de Controle Operacional (CCO). Os novos equipamentos possuem botoeiras, câmera com direcionamento 360º e sistema de áudio para interação em tempo real.
De acordo com a Prefeitura, os totens foram instalados em pontos estratégicos da cidade, onde há grande circulação de pedestres, ciclistas e turistas: no cruzamento entre a Rua Alberto Stein e a Rua Humberto de Campos; na Rua XV de Novembro (próximo ao prédio da Fundação Cultural); na Avenida Presidente Castelo Branco (ao lado do prédio da Prefeitura de Blumenau); e no cruzamento entre a Rua Heinrich Hosang e a Rua Sete de Setembro.
Sendo parte dos investimentos do Programa de Mobilidade Sustentável do município, os equipamentos serão interligados à CCO e irão fornecer atendimento direto em situações de emergência, possibilitando a interação em tempo real com os agentes públicos de maneira remota e instantânea.
Como irá funcionar?
Cada totem possui uma botoeira que será ligada diretamente com a Central de Controle Operacional (CCO). Em casos de emergência como sinistros, ocorrências de acidentes, quedas de árvores e obstrução da via, desastres, riscos de segurança pública, saúde ou amparo, a botoeira do totem poderá ser utilizada pela população para realizar contato direto com os agentes na CCO, solicitando atendimento.
Quando o contato for estabelecido, o agente terá as imagens do local e da pessoa que solicita o atendimento em tempo real, podendo manter contato remoto para a troca de informações. Outra função do equipamento será o disparo de mensagens eventualmente programadas, podendo ser utilizado em situações emergenciais e para o repasse de avisos importantes.
As câmeras dos totens já estão conectadas e realizam o monitoramento 24h por dia nos locais onde foram instaladas. Porém, as botoeiras entrarão em funcionamento e poderão ser utilizadas pela comunidade somente após a conclusão da instalação dos equipamentos.
Enquanto os equipamentos não estão disponíveis para casos de emergência, a população deve seguir utilizando os telefone de emergência já consolidados, como o 153 da Guarda de Trânsito ou 190 da Polícia Militar.
A Prefeitura ressaltou ainda que os novos equipamentos não têm a função de regular a velocidade dos veículos que trafegam nas vias, portanto não servirão para a aplicação de multas pela infração.
