Início Segurança Vídeo: quatro totens de monitoramento são instalados em Blumenau

Vídeo: quatro totens de monitoramento são instalados em Blumenau

A Prefeitura de Blumenau instalou nesta sexta-feira (22) quatro totens que farão parte do sistema de monitoramento da Central de Controle Operacional (CCO). Os novos equipamentos possuem botoeiras, câmera com direcionamento 360º e sistema de áudio para interação em tempo real.

De acordo com a Prefeitura, os totens foram instalados em pontos estratégicos da cidade, onde há grande circulação de pedestres, ciclistas e turistas: no cruzamento entre a Rua Alberto Stein e a Rua Humberto de Campos; na Rua XV de Novembro (próximo ao prédio da Fundação Cultural); na Avenida Presidente Castelo Branco (ao lado do prédio da Prefeitura de Blumenau); e no cruzamento entre a Rua Heinrich Hosang e a Rua Sete de Setembro.

Sendo parte dos investimentos do Programa de Mobilidade Sustentável do município, os equipamentos serão interligados à CCO e irão fornecer atendimento direto em situações de emergência, possibilitando a interação em tempo real com os agentes públicos de maneira remota e instantânea.

Como irá funcionar?

Cada totem possui uma botoeira que será ligada diretamente com a Central de Controle Operacional (CCO). Em casos de emergência como sinistros, ocorrências de acidentes, quedas de árvores e obstrução da via, desastres, riscos de segurança pública, saúde ou amparo, a botoeira do totem poderá ser utilizada pela população para realizar contato direto com os agentes na CCO, solicitando atendimento. 

Quando o contato for estabelecido, o agente terá as imagens do local e da pessoa que solicita o atendimento em tempo real, podendo manter contato remoto para a troca de informações. Outra função do equipamento será o disparo de mensagens eventualmente programadas, podendo ser utilizado em situações emergenciais e para o repasse de avisos importantes. 

As câmeras dos totens já estão conectadas e realizam o monitoramento 24h por dia nos locais onde foram instaladas. Porém, as botoeiras entrarão em funcionamento e poderão ser utilizadas pela comunidade somente após a conclusão da instalação dos equipamentos.

Enquanto os equipamentos não estão disponíveis para casos de emergência, a população deve seguir utilizando os telefone de emergência já consolidados, como o 153 da Guarda de Trânsito ou 190 da Polícia Militar. 

A Prefeitura ressaltou ainda que os novos equipamentos não têm a função de regular a velocidade dos veículos que trafegam nas vias, portanto não servirão para a aplicação de multas pela infração.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

Mentalmente sã: acusada de matar grávida em Canelinha poderá ser julgada pelo crime

Foi juntado ao processo penal o laudo de uma perícia judicial, conduzida a pedido da defesa, que atesta a sanidade mental da mulher denunciada...

Carro fica totalmente destruído após incêndio no bairro Badenfurt

Um incêndio deixou um carro totalmente destruído na tarde desta segunda-feira (30) em Blumenau. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o veículo -...

Justiça concede liberdade a motorista embriagado de acidente que matou casal na BR-470

A Justiça concedeu liberdade provisória ao motorista do Corsa envolvido no grave acidente de trânsito que tirou a vida de duas pessoas na noite...

Covid-19: Blumenau confirma cinco mortes e 376 casos nesta segunda-feira

Mais cinco mortes decorrentes do novo coronavírus foram confirmadas em Blumenau nesta segunda-feira (30). Entre as vítimas estão dois homens, de 83 e 57...

Saiba o que fazer se você não votou nem justificou o voto no 2º turno

Os eleitores de Blumenau que não compareceram às seções eleitorais neste domingo (29), no 2º turno das Eleições Municipais de 2020, têm até 60...