InícioTrânsitoMotorista de Audi envolvido em acidente com morte de motociclista é internado...

Motorista de Audi envolvido em acidente com morte de motociclista é internado em clínica terapêutica

O motorista do Audi A5 preto, envolvido no acidente resultou na morte da motociclista Elaine Duarte Paim, de 44 anos, na noite do dia 17 de abril na Itoupava Central em Blumenau, está internado em uma clínica terapêutica. Foi o que informou nos autos do processo a defesa de Richard Adolfo Zelihmann, de 24 anos, flagrado com cocaína nas narinas minutos após a batida, depois de ter fugido do local sem prestar socorro.

As duas famílias envolvidas neste caso são do Rio Grande do Sul, porém com grandes diferenças. Enquanto os pais de Richard pagaram mais de R$ 31 mil de fiança pela liberdade provisória do filho em um prazo de 24 horas, os filhos de Elaine passam por dificuldades financeiras. Os jovens de 15 e 22 anos estão morando com o pai em Caxias do Sul, que trabalha como porteiro e não tem condições de sustenta-los sozinho.

Elaine, embora fosse gaúcha, morava em Blumenau com o caçula e trabalhava em uma loja de ferramentas. Após a morte dela, parentes tiveram que arcar com o traslado do corpo ao estado vizinho, sepultamento, mudança do filho que morava com ela, encargos provenientes da locação do imóvel onde viviam e tratamento psicológico para os rapazes que perderam a mãe de forma tão trágica.

Elaine Duarte Paim deixou dois filhos

De acordo com o advogado que representa a família de Elaine, Lucas Preussler, será formulada uma ação pedindo indenização e o pensionamento vitalício para os filhos da motociclista, além dos valores de tratamentos médicos para a família. “O pior de tudo é que ele (Richard) nunca veio pedir desculpas. Pelo contrário: se escondeu”, declarou o advogado que acompanha o processo à distância.

Ele e a promotora de Justiça em Blumenau, Deise Mari Oechsler, já se falaram algumas vezes por telefone e chamadas de vídeo. O Ministério Público deve denunciar o motorista por homicídio doloso (quando há intenção de matar), porque ele foi preso em flagrante com sinais de drogadição. Um vídeo gravado minutos antes do acidente mostra o Audi A5 em alta velocidade, fazendo movimentos irregulares, na SC-108.

Procurado pela equipe do Portal Alexandre José, o advogado de Richard, Alan Muxfeldt da Silva, disse que, neste momento, trabalha para produzir provas no processo e prefere aguardar o final das perícias que foram determinadas pelo juízo para depois se manifestar sobre o assunto. Ainda assim, por telefone, ele adiantou algumas informações a respeito do contato que teve com os representantes da família de Elaine.

“A pedido do próprio Richard, eu procurei a família da motociclista para verificar se os herdeiros precisavam de ajuda, independentemente da responsabilidade criminal. Estamos no aguardo de uma proposta. Sendo possível, faremos um acordo”, garantiu o advogado. Segundo ele, a família do motorista do Audi renunciou ao valor da fiança em favor dos filhos de Elaine, medida que foi recusada pelo juízo.

O acidente

O acidente aconteceu na noite do dia 17 de abril, na Rua Doutor Pedro Zimmermann, no bairro Itoupava Central, em Blumenau. Richard Adolfo Zelihmann, de 24 anos, dirigia o Audi A5, que bateu contra a moto conduzida por Elaine Duarte Paim, de 44 anos. A motociclista morreu no local. O condutor fugiu do local e só parou depois de bater em uma mureta. Ele estava acompanhado da namorada.

De acordo com a Polícia Militar, Richard apresentava vestígios de cocaína nas narinas e possuía papelotes da droga dentro do carro. Ele foi preso em flagrante e levado à delegacia, onde foi autuado pelo crime de homicídio culposo na direção de veículo automotor, na forma qualificada, em razão de estar com a capacidade psicomotora alterada, além de fuga do local do acidente, sem prestar socorro à vítima.

Porém, o jovem teve a liberdade provisória concedida pela Justiça em audiência de custódia realizada de forma remota na tarde de sábado (18). A juíza de plantão na comarca de Blumenau, Camila Murara Nicoletti, determinou uma série de medidas cautelares. Entre elas: pagamento de fiança no valor de 30 salários mínimos; suspensão da carteira de habilitação; recolhimento noturno, proibição de se ausentar da comarca em que reside e de alterar endereço sem comunicar ao juízo.

Após o pagamento de cerca de R$ 31 mil, o condutor foi autorizado a deixar a Central de Polícia na noite do dia 18 de abril. Filho de empresários de Porto Alegre, Richard cursava Direito e foi aprovado em processo seletivo para o quadro de estagiários do Ministério Público do Rio Grande do Sul em setembro de 2018. Ele também participou do processo seletivo para a Promotoria de Justiça da Vara da Fazenda Pública e dos Juizados Especiais Cíveis de Porto Alegre como estagiário do curso de Direito.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com
%d blogueiros gostam disto: