Em tempos de pandemia passamos a dar mais atenção a forma como higienizamos as nossas mãos e também tudo que está ao nosso redor. Muita gente, inclusive eu, passou a adotar uma rotina de limpar tudo o que traz da rua e principalmente as compras do supermercado.
A orientação é bem simples, pano e álcool, e tudo que for embalagem plástica a gente limpa antes de guardar. Mas e os legumes, frutas e verduras? Aí a preocupação deve ser ainda maior, já que elas ficam expostas no supermercado e já vimos que o vírus da Covid-19 é resistente e passa através do contato e do ar.
Algumas dicas são bem simples e necessárias no nosso dia a dia, eu vou listar aqui para que você possa adotar como hábito sempre que fizer suas compras:
– Comece lavando bem aos mãos ao chegar da rua e antes de manusear suas compras.
– Para os folhosos que serão consumidos crus (alface, rúcula, couve, etc), separe as folhas uma a uma, lave-as com água e deixe-as de molho por 15 minutos em uma solução com água sanitária (1 colher de sopa para 1 litro de água). Depois enxague em água corrente e guarde na geladeira em recipiente com tampa.
– Frutas e demais vegetais devem ser lavados e deixados de molho da mesma forma (solução com água e água sanitária).
Lembrando que os alimentos não são considerados transmissores da doença e só são contaminados se forem tocados por alguém que esteja com o vírus. A higienização adequada de tudo que trazemos do supermercado, principalmente frutas, legumes e verduras é necessária inclusive para evitar contaminação cruzada e até mesmo intoxicações alimentares provocadas por outros vírus ou bactérias.

Juliana Fraga é jornalista e participou do MasterChef Brasil 6. Apaixonada por cozinha desde criança, valoriza ingredientes de boa qualidade e todos os seus hobbies rondam a gastronomia: desde inventar receitas com o que tem na geladeira a conhecer novos restaurantes e traçar o roteiro das férias baseado em bons lugares para comer.
