Se tem uma coisa que as pessoas amam discordar é se o pudim de leite condensado é mais gostoso com ou sem furinhos. Eu particularmente sou do time sem furinhos e com caramelo, claro, gosto dele bem liso, aveludado, cremoso, quase como um creme ou uma mousse. Mas há quem prefira ele com furinhos, por achar que a textura aerada concentra mais sabor.
O que se diz na pâtisserie, que é a arte de fazer sobremesas, é que os furinhos são considerados erros durante o processo de produção da massa e cozimento do seu pudim, mas na prática, o que vale mesmo é a forma que você mais gosta do seu. Se eu for falar de memória afetiva, o com furinhos é o que mais lembro, porque minha mãe fazia dessa forma, mas hoje que conheço um pouco mais da culinária, estudei e aperfeiçoei algumas técnicas, vejo a diferença nas texturas e te digo que é mais delicado e exige mais paciência fazer um pudim lisinho.

A começar pela mistura dos ingredientes, eles não podem ser batidos no liquidificador, pois isso acrescenta bolhas de ar na massa do pudim, o que depois vão virar o que? Furinhos, claro. Então para um pudim aveludado, liso, você deve misturar na mão mesmo, com delicadeza, batendo o menos possível. Outra coisa importante é deixar a massa descansar um tempo e depois passá-la por uma peneira antes de assar, isso ajuda a eliminar as bolhas que ainda estiverem por ali.
O truque final é dentro do forno. O pudim deve assar em banho maria já com água quente e em temperatura baixa. Sim, ele fica mais tempo no forno e assa lentamente, ou seja, demora mais pra ficar pronto. A receita que vou te dar é infalível.
Eu uso uma fôrma de assar bolo, de 15 centímetros de diâmetro (pra uma fôrma maior, dobre a receita).
Ingredientes:
1 lata de leite condensado
2 ovos
1 ½ xícara de leite
Calda:
½ xícara de açúcar
1/3 xícara de água fervendo
Comece ligando o seu forno em 160 graus.
Em um bowl bata os ovos ligeiramente e acrescente o leite condensado. Agora é hora de começar a misturar os ingredientes com delicadeza, sem bater muito. Junte o leite aos poucos. Deixe essa massa descansar enquanto prepara a calda.
Coloque uma chaleira de água para ferver.
Em uma panela pequena leve o açúcar ao fogo baixo, mexendo com uma espátula até formar um caramelo claro. Despeje 1/3 de xícara de água fervendo (vai borbulhar e empedrar um pouco, mas continue mexendo que vai virar caramelo). Espalhe essa calda pelo fundo e laterais da fôrma. Despeje a massa do pudim sobre essa calda, passando-a por uma peneira. Coloque a fôrma do pudim dentro de uma fôrma maior para assar em banho maria. Leve ao forno e despeje a água quente na fôrma maior, até mais ou menos a metade da altura. O pudim vai assar em 160 graus por 1h30min.
Retire do forno, deixe esfriar por 30min e leve a geladeira por três horas.
Para desenformar é só passar uma faca com delicadeza nas laterais do pudim e passar o fundo da fôrma rapidamente sobre uma chama do fogão pra soltar a calda.

Juliana Fraga é jornalista e participou do MasterChef Brasil 6. Apaixonada por cozinha desde criança, valoriza ingredientes de boa qualidade e todos os seus hobbies rondam a gastronomia: desde inventar receitas com o que tem na geladeira a conhecer novos restaurantes e traçar o roteiro das férias baseado em bons lugares para comer.
