InícioGastronomiaGastronomia: dias frios pedem comida afetiva, por Juliana Fraga

Gastronomia: dias frios pedem comida afetiva, por Juliana Fraga

Apesar de ainda estarmos no outono, aqui no Sul já temos vivido dias mais fresquinhos, até com temperaturas baixas principalmente pela manhã. O que é bem comum nessa época do ano na nossa região. Na verdade, não sei se é a proximidade com o frio ou se é o efeito quarentena e isolamento social, mas eu particularmente tenho sentido vontade de comer comidas quentes, afetivas, as chamadas “comfort foods”. O conceito é simples: comidas que te abraçam, o que pra mim faz todo sentido nesse período sem muito contato físico e com frio se aproximando.

Poderia citar inúmeros exemplos de pratos que se encaixam nessa descrição: sopa, caldo, creme, ensopados, molhos, etc., mas pra hoje resolvi dividir com vocês três receitas de mingau, que têm feito minha alegria nos dias mais frios. A base é sempre a mesma: leite, açúcar e algum cereal ou farinha, mas aí dentro cabem diversas variações, basta saber combinar o que você gosta e usar a criatividade.

– Mingau de aveia e banana:

1 copo de leite

2 colheres de aveia em flocos finos

1 colher de mel

1 banana

Canela

Misture o leite e a aveia em uma panela e leve ao fogo médio mexendo sempre até engrossar. Desligue o fogo, junte o mel, a banana em rodelas ou amassada e polvilhe com canela.

– Mingau de maisena e cacau:

1 copo de leite

1 colher de maisena

1 colher de açúcar

½ colher de cacau em pó

Misture todos os ingredientes e leve ao fogo médio mexendo sempre até engrossar. Finalize com nibs de cacau ou pedaços de chocolate por cima. Sirva morno.

– Mingau proteico:

1 copo de leite

1 scoop de whey de baunilha ou chocolate

2 colheres de farelo de aveia

1 colher de pasta de amendoim

Misture o leite, aveia e o whey e leve ao fogo baixo mexendo sempre até engrossar. Desligue e misture a pasta de amendoim.

Texto escrito por JULIANA FRAGA

Juliana Fraga é jornalista e participou do MasterChef Brasil 6. Apaixonada por cozinha desde criança, valoriza ingredientes de boa qualidade e todos os seus hobbies rondam a gastronomia: desde inventar receitas com o que tem na geladeira a conhecer novos restaurantes e traçar o roteiro das férias baseado em bons lugares para comer.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com
%d blogueiros gostam disto: