O governador Carlos Moisés afirmou, em entrevista coletiva realizada na noite desta segunda-feira (4), que Santa Catarina não é considerada o próximo foco de caos do coronavírus no Brasil. Segundo ele, a informação divulgada por alguns meios de comunicação após os número de casos confirmados praticamente dobrarem no estado não é verdadeira.
“É importante destacar que isso não é verídico”, disse. “Temos o controle dos números em Santa Catarina e acreditamos que são bons. Por outro lado, o Ministério da Saúde não confirma a divulgação desses dados. Muito provavelmente essa informação foi divulgada por um veículo de comunicação que não confirmou os dados com o Ministério”.
Santa Catarina conta atualmente com 55 mortes decorrentes do novo coronavírus e 2.623 casos confirmados desde o início da pandemia. Com isso, a taxa de letalidade do vírus segue estabilizada na casa dos 2% – número muito inferior ao registrado a nível nacional, onde 7% dos infectados morrem em decorrência da Covid-19.
Novo secretário de Saúde de Santa Catarina, o médico André Motta Ribeiro esteve presente na coletiva e assegurou que o Governo do Estado segue capacitado a atender toda a população.
“O número de pacientes internados em terapia intensiva permanece estável nos últimos quinze dias”, destacou. “Ou seja, a quantidade de pessoas que internam na UTI é basicamente igual à quantidade de pessoas recebem alta”.
Segundo ele, somente 16,6% dos leitos de UTI criados para o enfrentamento da Covid-19 em Santa Catarina se encontram ocupados no presente momento, com 112 pessoas internadas em todo o estado. Dentre estas, 60 já foram confirmadas com o coronavírus, enquanto 52 ainda são considerados suspeitos.