O secretário municipal de Saúde Winnetou Krambeck manifestou descontentamento e preocupação com a falta de uso de máscaras por grande parte da população em Blumenau. Segundo ele, muitas pessoas não fazem uso correto das máscaras, enquanto outras sequer usam o equipamento de proteção individual ao saírem de suas casas.
“É desanimador”, desabafou. “A população não entendeu a gravidade da situação e não está fazendo seu dever de casa. Não adianta a gente fazer o nosso trabalho se a população não entender que ela tem que usar máscara, fazer isolamento social, fazer lavagem da mão com água e sabão ou alcóol gel, manter distanciamento… É desanimador. As pessoas simplesmente relaxaram, acham que passou. Mas o vírus está aí”.
O prefeito Mário Hildebrandt acompanhou o tom e criticou os blumenauenses que ignoram as medidas de segurança. Segundo ele, a população deve compreender o seu papel no processo de combate à pandemia do coronavírus.
“Não adianta nós ficarmos aqui falando e as pessoas não fazerem a sua parte”, disse. “Essa luta não é a luta do prefeito, do secretário da Saúde, do médico. É a luta de todos nós. Juntos nós podemos vencer a Covid-19 em Blumenau e passar por esse processo tendo leitos o suficiente nas enfermarias e nas UTIs. Se nós não estivermos juntos, não nós vamos conseguir”.
Blumenau contabiliza 273 casos confirmados de coronavírus desde o início da pandemia e uma morte registrada. Seis pacientes se encontram internados em hospitais da cidade – quatro em enfermaria e dois em UTI – e 175 seguem em isolamento domiciliar. Por outro lado, 91 pessoas já passaram pelo período de isolamento e são consideradas recuperadas.
