Santa Catarina não registrou nenhuma morte em decorrência do coronavírus nas últimas 24h e manteve o número de 63 óbitos registrados desde o início da pandemia. Por outro lado, 123 casos foram confirmados no período, totalizando 3.205 pessoas diagnosticadas com o vírus até então – o que implica em uma taxa de letalidade de 1,9%. As informações foram divulgadas pelo governador Carlos Moisés durante entrevista coletiva realizada na noite desta sexta-feira (8).
Novo secretário de Estado de Saúde, André Motta Ribeiro destacou ainda que a taxa de ocupação dos leitos de UTI no estado segue estável, com apenas 16,6% dos 498 leitos de UTI reservados para pessoas com Covid-19 pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ocupados. Ao todo, Segundo ele, 250 pessoas já deixaram as unidades de terapia intensiva desde o início da pandemia.
“Continuamos com estabilidade nessa taxa de ocupação”, destacou. “Atualmente temos 117 pacientes em UTI: 59 confirmados com a Covid-19 e 58 sob suspeita. Esse é um número que há 3 semanas tem se mantido com certa estabilidade. Além disso, a taxa média de internação está abaixo de 15 dias, número muito positivo”
De acordo com os dados, 250 pessoas já receberam alta nas UTIs do estado, o que significa que boa parte dos pacientes estão sendo curados. Apesar disso, o secretário voltou a orientar a população sobre os cuidados com o coronavírus. Segundo ele, as flexibilizações das atividades realizadas pelo Governo e os números – considerados positivos se comparados à nível nacional – não podem resultar em um afrouxamento das medidas de segurança.
“Não podemos baixar a guarda”, enfatizou. “Continuemos fazendo as mesmas abordagens feitas até então. Mantenham as crianças em casa, protejam os mais suscetíveis (idosos e pessoas com doenças pré-existentes). Quando começamos a circular demais, acabamos trazendo a possibilidade desse contágio com o vírus para quem não pode se defender”.
Ao todo, há 156 municípios com pelo menos um caso confirmado. O local com a maior quantidade é Florianópolis, que soma 373 casos. Em seguida, estão Blumenau (285), Joinville (256), Chapecó (241), Criciúma (190), Concórdia (129), Balneário Camboriú (122), Itajaí (121), Braço do Norte (101) e Navegantes (89).
