Blumenau registrou 23 novos casos de coronavírus nas últimas 24h, divulgou o prefeito Mário Hildebrandt em entrevista coletiva online realizada na noite desta sexta-feira (15). Com isso, a cidade passa a contar com 474 casos confirmados desde o início da pandemia. Com três mortes registradas, Blumenau conta com uma taxa de letalidade de 0,6%.
Entre os infectados, 204 são considerados recuperados. Outros 261 estão em isolamento domiciliar e não apresentam sintomas graves. Por outro lado, seis pessoas estão internadas em hospitais da cidade, sendo que quatro delas demandam cuidados intensivos e estão na UTI. As outras duas, por sua vez, recebem acompanhamento médico nas enfermarias.
Segundo a Secretaria de Saúde do município, 154 pessoas foram atendidas nos ambulatórios gerais da cidade e no ambulatório instalado na Vila Germânica nesta sexta-feira. Destas, 82 foram testadas para o novo coronavírus. Nenhuma delas, porém, precisou ser encaminhada a uma unidade hospitalar.
1,2 mil casos até o fim de maio
O prefeito também atualizou as projeções sobre o avanço do coronavírus, realizadas semanalmente pelo grupo de estudo formado pela Prefeitura, Furb e Unimed. De acordo com os pesquisadores, o avanço do vírus em Blumenau se mantém em um quadro mediano, o que deve elevar o número de casos a 1,2 mil até o dia 30 de maio.
Caso a situação apresente melhoras o número deve ficar abaixo de mil casos (cerca de 984). Se a situação piorar, porém, a expectativa é que o número de infectados chegue a 1,5 mil no mesmo período – um aumento de 216% se comparado aos registros atuais.
Cenário otimista: 984 casos até o dia 30 de maio;
Cenário mediano: 1.241 casos até o dia 30 de maio;
Cenário pessimista: 1.491 casos até o dia 30 de maio.
Os números impactam diretamente na capacidade hospitalar da cidade. De acordo com os pesquisadores, até 75 dos 91 leitos de UTI (82%) existentes na cidade poderão estar ocupados por pessoas diagnosticadas com a Covid-19 caso o cenário se agrave – o que obrigaria a Prefeitura a adotar medidas mais restritivas para não sobrecarregar a Saúde do município.
Diante disso, o prefeito Mário Hildebrandt e o secretário municipal de Saúde, Winnetou Krambeck, voltaram a solicitar que a população evite sair de casa e mantenha os cuidados básicos de higiene, lavando as mãos periodicamente e fazendo uso correto das máscaras.
