A campanha nacional de vacinação contra a gripe, iniciada em todo o estado de Santa Catarina no dia 23 de março, foi prorrogada até o dia 5 de junho. Além disso, o dia D de mobilização nacional, que ocorreria no próximo sábado (9), foi cancelado. Com essas alterações, a terceira e última fase começará na próxima segunda-feira (11) e será dividida em duas etapas.
De 11 a 17 de maio, serão vacinadas crianças de seis meses a menores de seis anos; pessoas com deficiência; gestantes, e puérperas até 45 dias. De 18 de maio a 5 de junho, serão imunizados adultos de 55 a 59 anos e professores das escolas públicas e privadas. A decisão foi tomada pelo Ministério da Saúde em função da pandemia do coronavírus e das dificuldades encontradas neste momento.
A gerente de imunização da secretaria de saúde de Santa Catarina, Lia Quaresma Coimbra, reforça a importância da vacinação. “A vacina contra a gripe não imuniza a população dos grupos prioritários contra o coronavírus, mas ajuda no diagnóstico da Covid-19, tendo em vista que os sintomas das duas doenças são bem parecidos”, esclarece.
Para evitar aglomerações nos postos de vacinação durante a Campanha, o Estado recomendou que os 295 municípios catarinenses adotassem medidas para que não haja aglomeração nos postos. Em Blumenau, o morador precisa fazer o agendamento por meio do aplicativo Pronto Mobile (disponível gratuitamente nas lojas Android e IOS), pelo link disponibilizado no site da Prefeitura (clique aqui) ou por contato telefônico com a unidade de saúde mais próxima.
Casos de gripe em Santa Catarina
De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde de Santa Catarina na última segunda-feira (4), até o momento o estado confirmou 37 casos de gripe (Influenza) em 2020. Destes, 18 pelo vírus A (H1N1), 1 pelo vírus A (H3N2), 6 Influenza A subtipagem em andamento e 12 pelo vírus Influenza B. Do total de casos, dois morreram: Um homem de 31 anos, morador de Lages, e outro de 81 anos, morador de Matinhos (PR), com notificação em Balneário Camboriú.