InícioPolíciaVídeo: incêndio em vegetação destrói 1.500 m² de área no Morro do...

Vídeo: incêndio em vegetação destrói 1.500 m² de área no Morro do Concórdia

Bombeiros militares de Blumenau tiveram muito trabalho nesta sexta-feira (24) para combater um incêndio em vegetação no bairro Velha. O fogo atingiu uma área de mata no chamado Morro do Concórdia, na Rua Armindo José Leite. O combate começou por volta das 15h30min e só terminou no período da noite.

De acordo com o relatório da ocorrência, o incêndio teve duração de mais de seis horas, envolvendo cinco viaturas, nove bombeiros e até um drone, que monitorava o avanço das chamas. A maior preocupação dos socorristas era que as chamas atingissem alguma casa naquela região – o que não aconteceu. Veja o vídeo:

A área total atingida foi de aproximadamente 1.500 m². Foram utilizados 15.500 litros de água no combate às chamas. Ninguém se feriu e não houve danos à qualquer edificação. “A falta de chuvas tem ocasionado um grave problema. Somente em abril, a corporação atendeu 34 ocorrências envolvendo incêndios florestais em Blumenau”, declarou o tenente Fillipi Pamplona.

Vale lembrar que a estiagem sozinha não causa incêndios florestais. Estima-se que 99% das queimadas em Santa Catarina tenham causa humana. Por isso, o Corpo de Bombeiros recomenda que nunca se queime lixo ou móveis, que não se utilize fogo para limpeza de terrenos e que evite-se fazer fogueiras.

A prática de queimada pode provocar alteração no equilíbrio dos ecossistemas, afetar a biodiversidade, causar danos a patrimônios, além de emitir gases poluentes, por isso é crime previsto no Código Florestal, na Lei de Crimes Ambientais e no Decreto Federal 6.154/08, com penas que podem chegar a quatro anos de reclusão e multa de até R$ 50 milhões.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com