O Portal Alexandre José teve acesso com exclusividade a um vídeo que mostra o Audi A5 preto, envolvido no acidente resultou na morte da motociclista Elaine Duarte Paim, de 44 anos, na noite da última sexta-feira (17), na Itoupava Central, em Blumenau. As imagens mostram o carro em alta velocidade, fazendo movimentos irregulares. Confira a gravação feita por um motorista que seguia no carro de trás:
O homem que gravou o vídeo prefere não ser identificado, mas contou ao Portal Alexandre José que acompanhou o automóvel em um trajeto que começou em Massaranduba e terminou em Blumenau, passando em frente ao posto da Polícia Militar Rodoviária, na Vila Itoupava Segundo a testemunha, ao longo de todo o percurso, o condutor do Audi dava sinais de que estava desorientado.
“Ele veio lá de Massaranduba. Quando entramos na pista dupla, eu abri para ultrapassar, mas ele me fechou e me empurrou para o acostamento. Ele não deixava ninguém passar ele, freava do nada, pegava a pista contrária, colocou dois caminhões para o acostamento também. Aí eu resolvi gravar esse vídeo na descida da Serra da Vila, já chegando em Blumenau”, disse.
A testemunha informou ainda que parou no posto da Polícia Militar Rodoviária e contou o que estava acontecendo, mas o policial que o atendeu disse que não tinha viatura para sair naquele momento, anotou a placa do Audi e o telefone do homem que fazia a denúncia. Pouco tempo depois, ele viu a movimentação de viaturas do Corpo de Bombeiros e ficou sabendo do acidente que resultou em morte.
O acidente
O acidente aconteceu na noite da última sexta-feira (17), na Rua Doutor Pedro Zimmermann, no bairro Itoupava Central, em Blumenau. Richard Adolfo Zelihmann, de 24 anos, dirigia o Audi A5, que bateu contra a moto conduzida por Elaine Duarte Paim, de 44 anos. A motociclista morreu no local. O condutor fugiu do local e só parou depois de bater em uma mureta. Ele estava acompanhado da namorada.
De acordo com a Polícia Militar, Richard apresentava vestígios de cocaína nas narinas e possuía papelotes da droga dentro do carro. Ele foi preso em flagrante e levado à delegacia, onde foi autuado pelo crime de homicídio culposo na direção de veículo automotor, na forma qualificada, em razão de estar com a capacidade psicomotora alterada, além de fuga do local do acidente, sem prestar socorro à vítima.
Porém, o jovem teve a liberdade provisória concedida pela Justiça em audiência de custódia realizada de forma remota na tarde de sábado (18). A juíza de plantão na comarca de Blumenau, Camila Murara Nicoletti, determinou uma série de medidas cautelares. Entre elas: pagamento de fiança no valor de 30 salários mínimos; suspensão da carteira de habilitação; recolhimento noturno, proibição de se ausentar da comarca em que reside e de alterar endereço sem comunicar ao juízo.
Após o pagamento de cerca de R$ 31 mil, o condutor foi autorizado a deixar a Central de Polícia na noite de sábado. O suspeito é natural de Porto Alegre, mas mora em Florianópolis. Filho de empresários do Rio Grande do Sul, Richard cursava Direito e foi aprovado em processo seletivo para o quadro de estagiários do Ministério Público do Rio Grande do Sul em edital de setembro de 2018.
Richard também participou do processo seletivo para a Promotoria de Justiça da Vara da Fazenda Pública e dos Juizados Especiais Cíveis de Porto Alegre como estagiário do curso de Direito (edital 23/2018). Atualmente, ele responde como réu juntamente com o Detran/RS e a EPTC (Empresa Pública de Transportes e Circulação S/A) na Justiça do Rio Grande do Sul em Procedimento do Juizado Especial Cível envolvendo multas de trânsito e demais sanções.