Início Trânsito Sindicato do transporte coletivo firma acordo de trabalho com BluMob

Sindicato do transporte coletivo firma acordo de trabalho com BluMob

O Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas Permissionárias de Transporte Coletivo Urbano de Blumenau e Região (Sindetranscol) e a BluMob – concessionária do serviço na cidade – firmaram no último sábado (4) um acordo coletivo de trabalho. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (6) em uma publicação nas redes sociais da entidade, sendo compartilhada com a imprensa.

O documento foi motivado pela pandemia mundial provocada pelo coronavírus, que paralisou a operação da empresa por, pelo menos, até a próxima quarta-feira (8), enquanto estiver em vigor o decreto nº 515 do Governo do Estado. Foram adotadas medidas para flexibilizar os salários, jornadas e até mesmo suspender o contrato de trabalho, de modo a preservar os empregos, evitando demissões.

“O presente acordo tem o objetivo de regulamentar essas paralisações e dar validade à concessão de férias coletivas e ou individuais aos empregados da empresa, nos seguintes moldes:

Cláusula 1ª – As Férias Coletivas concedidas entre 19/03/2020 até 25/03/2020, já se encontram quitadas, inclusive o adicional de 1/3, dessa forma, ratifica e valida a concessão de férias coletivas emergenciais, nos moldes que foi aplicada.

Cláusula 2ª – Devida a prorrogação da paralisação, conforme disposto acima, fica acordado que a empresa poderá prorrogar as férias coletivas por mais 23 (vinte e três) dias, já tendo sido comunicada a postergação do primeiro período para até o dia 7 de abril, incluindo-o.

Clausula 3ª – Poderá ainda conceder e/ou antecipar férias individuais ou coletivas, caso necessário, de empregados que ainda não possuam o período aquisitivo completo.

Clausula 4ª – Fica convencionado que o pagamento da prorrogação das férias coletivas ou das férias individuais, bem como o adicional de 1/3, concedida nesse período de emergência, será pago em 3 (três) parcelas mensais e iguais nos meses de maio, junho e julho de 2020, sempre no dia 10 de cada mês.

Clausula 5ª – Para os funcionários que tiverem esgotada a concessão dos 30 (trinta) dias de férias conforme estabelecido neste acordo coletivo de trabalho, a empresa se compromete a conceder, preferencialmente no mês de vencimento de suas férias, 5 (cinco) dias de descanso, que não serão considerados como férias, antes ou depois de sua folga denominada “folga casada”, que é composta de um sábado e domingo, em sequência, bastando, para tanto, comunicar tal gozo nas escalas de trabalho habitualmente entregues.

Clausula 6ª – Os dispostos deste acordo se aplicam a todas as categorias de empregados que atuam nas empresas de transportes, na proporção de suas respectivas participações na operação das linhas afetadas ou mesmo da totalidade da empresa.

Clausula 7ª – Essa condição poderá ser alterada conforme determinação das autoridades competentes, prorrogada ou antecipada conforme o caso, mediante acordo entre as partes.

Clausula 8ª – Devido ao estado de pandemia, e os empregados estarem em estado de isolamento, principalmente os empregados na faixa de risco, toma-se válida qualquer meio de comunicação com o empregado, seja por meios físicos ou eletrônicos, inclusive os já realizados durante a vigência dos decretos do Estado mencionados.

Cláusula 9ª – Vigência será por 30 (trinta) dias a contar da assinatura deste acordo, podendo ser prorrogada ou alterada por conveniência das partes.”

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

Dia Mundial Sem Tabaco analisa relação do tabagismo com a Covid-19

A relação entre tabagismo e covid-19 é o tema sugerido pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e adotado pelo Brasil para comemorar,...

Casa é totalmente destruída por incêndio no bairro Garcia

Uma casa de alvenaria foi completamente destruída por um incêndio no início da manhã deste domingo (31) na Rua Taubaté, uma transversal...

Em Timbó, Polícia Militar interdita comércio com aglomeração de pessoas

Em Timbó, no Vale do Itajaí, um comércio foi interditado pela Polícia Militar pela aglomeração irregular de pessoas. Tudo ocorreu na noite...

Queima de madeira provoca incêndio em vegetação em Blumenau

O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 18h deste sábado (30) para combater um incêndio em vegetação, em Blumenau. O...

Após denúncias, jovem é preso com crack, maconha e R$ 700 na Itoupavazinha

A prisão ocorreu no início da noite deste sábado (30) na Rua Botuverá, no bairro Itoupavazinha, em Blumenau, após denúncias à Polícia...