InícioSaúdeSaiba quais os devidos cuidados que você deve ter ao usar as...

Saiba quais os devidos cuidados que você deve ter ao usar as máscaras

Com a alta procura de produtos que ajudam na prevenção contra o novo coronavírus, o Ministério da Saúde e o Governo do Estado passaram a orientar o uso das máscaras de pano para as pessoas que precisam sair de suas casas durante a pandemia.

O uso do item caseiro é uma solução que visa reduzir o contágio da população com o vírus, porém, é necessário cuidados ao utilizá-los. A diretora geral de Vigilância em Saúde de Gaspar, Jiceli Petró, responde as principais dúvidas sobre o uso das máscaras caseiras e a higienização delas.

Por quanto tempo a máscara pode ser utilizada?

O tecido das máscaras tem efetividade por até duas horas de uso. Após esse tempo a máscara deve ser trocada devido à umidade natural produzida pela respiração.

É necessário sempre o uso das máscaras ao sair de casa?

Sim. Caso você precise sair de casa o recomendado é usar uma máscara para proteção. Saia sempre com uma reserva e leve uma sacola para guardar a máscara suja. Sempre se certifique de que não está entrando ar por frestas laterais, superiores ou inferiores, óculos ou até mesmo esparadrapos podem ajudar na fixação no nariz.

Evite, após sair de casa, tocar ou ajustar a máscara enquanto estiver a usando.

Posso compartilhar a máscara?

Não. A máscara é de uso individual, não podendo ser compartilhada mesmo depois de higienizada. O ideal é cada membro da família ter pelo menos duas máscaras para uso próprio.

Há uma forma correta de retirar a máscara?

Sim. É necessário que você higienize as mãos com água e sabão e assim retire a máscara de seu rosto. Sempre remova a máscara pegando pelo elástico ou laço da parte traseira, evitando tocar na parte da frente que pode estar contaminada.

Como devo higienizar minhas máscaras de pano?

É necessário que você faça uma imersão da máscara em recipiente com água potável e água sanitária (2,0 a 2,5%) por 30 minutos. A proporção de diluição é de 10 ml de água sanitária para 500 ml de água potável. Após os 30 minutos, lave a máscara usando água e sabão e faça o enxágue em água corrente. Deixe secar e em seguida passe ferro quente, guardando em um saco plástico limpo para a próxima utilização.

Antes de todos os procedimentos com a máscara, como estender, recolher, passar, guardar e colocar, sempre lave as mãos com água e sabão.

Eu posso usar a máscara com o tecido um pouco úmida?

Não. A máscara não pode ser utilizada úmida ou suja. Caso note desgaste no tecido, descarte.

Compre de Gaspar

A Prefeitura de Gaspar, por meio das redes sociais, está divulgando os trabalhadores autônomos que durante a quarentena estão fabricando as máscaras caseiras. Para ser divulgado, basta postar um storie no Instagram marcando a Prefeitura (@prefeituradegaspar), com o estilo da máscara e número para contato.

As indústrias têxteis também estão produzindo em larga escala máscaras de panos que podem ser adquiridas, inclusive, por empresas. Quem tiver interesse em produzir de forma industrial ou adquirir, pode entrar em contato com o coordenador do Núcleo Têxtil da Acig, Douglas Junkes, pelo telefone (47) 99931-8700.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com