Ações solidárias têm surgido em todos os lugares desde o início da pandemia provocada pelo novo coronavírus em todo o mundo. Aqui em Blumenau, um projeto tem levado marmitas para comunidades mais carentes do município. O projeto partiu da estagiária do 1º Juizado Especial do Fórum de Blumenau, Elisa Cabral. Ela se inspirou em uma ação que ocorreu em São Paulo. Junta com outras três amigas, elas criaram o “Projeto 100 por 1”, nome que, segundo Elisa, surgiu da ideia “um por todos e todos por um” e se transformou em 100 marmitas para uma comunidade.
Depois da idealização, chegou a hora de colocar o projeto em prática. Luana Theiss, Bruna Gonçalves, Beatriz Hostert e Elisa Cabral criaram um perfil no Instagram (@oprojeto100por1) e começaram a mandar mensagens para todos os seus contatos de WhatsApp, familiares, amigos e colegas de trabalho. Os pedidos de ajuda financeira, de alimentos e de divulgação foram atendidos e em 15 dias o projeto se tornou realidade. No último sábado (25), as 100 marmitas, máscaras e alimentos foram distribuídos para moradores do Morro da Dona Edith, localizado na cidade de Blumenau.
“A gente é inexperiente nisso, então tivemos que nos virar para aprender um pouco de finanças, marketing, cozinha, tudo em duas semanas. Fomos pedindo ajuda aos conhecidos, coletando informações e conseguimos! A primeira ação contou com a ajuda de três cozinheiros que se prontificaram e de mais duas amigas que auxiliaram na limpeza, mas foi com muito cuidado para não gerar aglomeração”, relata a estagiária sobre a experiência e a importância de seguir as recomendações dos órgãos de saúde.
A próxima ação do “Projeto 100 por 1” está prevista para o próximo mês na comunidade carente do distrito da Vila Itoupava. Para dar continuidade ao projeto e viabilizar as doações de marmitas, as amigas criaram um site em que o interessado pode escolher os itens que pretende doar. Basta escolhê-los no “mercado virtual” e realizar a compra que o dinheiro é automaticamente destinado ao projeto. Informações sobre como ajudar, ser parceiro e próximas ações estão disponíveis no site www.oprojeto100por1.com.
