O prefeito Mário Hildebrandt afirmou, em entrevista coletiva realizada na noite desta sexta-feira (24), que a Prefeitura de Blumenau está estudando a retomada das blitz de trânsito na cidade a partir da próxima semana. Segundo ele, o alto índice de acidentes registrados nos últimos dias foram determinantes para a decisão.
Segundo os dados divulgados pelo prefeito, a cidade registrou 40 acidentes de trânsito na última semana, sendo 22 com feridos. Ao todo, três pessoas perderam a vida, enquanto outras 24 ficaram feridas – incluindo duas que seguem internadas em UTIs da cidade.
Os números foram muito superiores aos apresentados na semana anterior, quando as medidas de isolamento ainda não haviam sido tão flexibilizadas pelo Governo do Estado. Na ocasião, apenas quatro pessoas se feriram em acidentes de trânsito em Blumenau.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Winnetou Krambeck, o aumento de acidentes impacta diretamente a realidade do combate à Covid-19 na cidade. “Acidente é uma situação evitável”, defendeu. “Estamos em situação de epidemia, com nossos hospitais sobrecarregados. Necessitamos de leitos de UTI para atendimento de pessoas com coronavírus, que poderão estar ocupados por vítimas de acidente de trânsito”.
De acordo com Hildebrandt, a Prefeitura está fazendo uma avaliação e deverá retomar as fiscalizações – que se encontram suspensas há mais de um mês – a partir da próxima semana. “Nosso principal objetivo não é multar, e sim conscientizar as pessoas da necessidade de cuidar das suas vidas”.
