O prefeito de Blumenau Mário Hildebrandt anunciou, durante entrevista coletiva realizada na noite desta quarta-feira (8), que solicitará ao Governo do Estado que a gestão do transporte coletivo na cidade fique sob responsabilidade da Prefeitura durante o período de quarentena. Até então, a modalidade segue suspensa e sem previsão de retorno em todo o território catarinense.
De acordo com Hildebrandt, a ideia é que seja feita uma reorganização dos horários para atender os trabalhadores blumenauenses que dependem do transporte coletivo em suas rotinas, principalmente com a possível reabertura do setor do comércio na próxima segunda-feira (13). O pedido será encaminhado diretamente ao governador Carlos Moisés.
Para isso, a Prefeitura de Blumenau tem como embasamento um estudo técnico onde realiza previsões sobre o avanço do coronavírus na cidade nas próximas semanas. Além disso, se compromete a higienizar periodicamente os ônibus e a cobrar o uso de máscaras por parte dos usuários.
Leia também: Blumenau contabiliza 55 casos confirmados de Covid-19
Outra medida diz respeito à abertura do comércio nos shoppings centers e centros comerciais da cidade, que tampouco tem previsão de retorno confirmada pelo Governo do Estado. O objetivo da Prefeitura de Blumenau é conquistar autonomia para gerir a abertura dos respectivos estabelecimentos na cidade.
Além disso, Hildebrandt anunciou que a Prefeitura irá adiar o pagamento de taxas e impostos – como o ISS e o IPTU – nos próximos meses. A medida, que é uma demanda dos empresários blumenauenses, será lançada nesta quinta-feira (9). Por ora, sabe-se que a ação irá representar uma perda temporária de aproximadamente R$ 17 milhões aos cofres da Prefeitura e irá beneficiar autônomos, bares, restaurantes, hotéis e agências de turismo.
