InícioGeralNutrição: os cuidados com a alimentação na Páscoa, por Claudia Marques

Nutrição: os cuidados com a alimentação na Páscoa, por Claudia Marques

A Páscoa se aproxima, mas e agora, o que devo comer? Alguns cuidados com a alimentação são importantes nessa data, como evitar o consumo excessivo de chocolate. Além de escolher um que seja de boa qualidade. De modo geral, os ovos de Páscoa e os outros tipos de chocolate expostos à venda são preparados com muito açúcar e gorduras, e outras substâncias que podem prejudicar a saúde. Além disso, muitas vezes os doces possuem recheios ricos em açúcares e gorduras, principalmente gorduras trans, que em excesso aumentam o colesterol ruim (LDL), aumentando a incidência de problemas cardiovasculares.

Faça uma boa escolha! Então escolha o chocolate que irá lhe proporcionar saúde. Uma dica importante na hora de comprar os doces é verificar a lista de ingredientes e a tabela de informação nutricional nos rótulos. Escolha chocolates com maior teor de cacau e, consequentemente, menos açúcar. Olhe na tabela de informação nutricional, os chocolates com menor quantidade de gordura saturada e trans. É época de consumir bacalhau e uma dica e saber escolher e preparar ele para usar nas suas receitas.

Na escolha de seu pescado verifique se não há a presença de mofo, ovos ou larvas de moscas, manchas escuras ou avermelhadas, limosidade superficial, amolecimento e odor desagradável, que indicam que o produto não está bom para consumo. Quando vendido embalado, deve apresentar no rótulo a denominação de venda, data de validade, país de origem, prazo de validade e selo de inspeção federal. Se for consumir bacalhau não esqueça de dessalgar:

1. Com o bacalhau já sem a pele e cortado em postas, lave em água corrente para tirar o excesso de sal, principalmente na parte onde há espinhas, que é o local com maior concentração de sal.

2. Depois de lavar bem, coloque as postas em uma vasilha e com água gelada. É importante que a água esteja bem gelada, pois isso acelera o processo de dessalga. A água também serve para hidratar o peixe, que fica muito seco por causa do sal.

3. Leve para a geladeira por 12 horas.

4. Após as 12 horas de geladeira, retire o bacalhau e lave novamente para retirar mais um pouco do sal.

5. Em seguida, coloque novamente em uma outra água gelada e leve à geladeira por mais 2 horas.

6. Repita esse processo 3 vezes, retirando e lavando a cada 2 horas.

Dê preferência às preparações de peixes assados, cozidos ou grelhados. Utilize temperos naturais, como cebolinha, cebola, alho, orégano, manjericão, manjerona, cominho, noz-moscada, louro. No tradicional almoço de Páscoa, faça preparações mais saudáveis com muita salada colorida, legumes, carne branca como peixe, de preferência aos alimentos integrais que possuem mais nutrientes, como o arroz integral.

Feliz Páscoa!

Texto escrito por CLAUDIA MARQUES

Claudia Marques é formada em Nutrição pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) em 2016 e tem Pós Graduação em Nutrição Esportiva Funcional pela Universidade Cruzeiro do Sul (2018). Especializada em atletas e/ou esportistas das modalidades de endurance como: ciclismo, corrida, natação, triathlon, hipertrofia muscular e emagrecimento.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com