Início Nutrição Nutrição: em tempos de pandemia, saiba como turbinar a imunidade, por Luana...

Nutrição: em tempos de pandemia, saiba como turbinar a imunidade, por Luana Effting

A imunidade é algo que se constrói desde o nosso nascimento e que todos os dias, por meio das nossas escolhas alimentares e estilo de vida, vamos cultivando. Por isso, devemos cuidar dela sempre e não apenas em períodos de pandemias.

Muita gente sabe que, por exemplo, a vitamina C é indispensável para uma boa imunidade, mas a verdade é que muitas outras coisas podem interferir: alimentação, hidratação, sono, estresse, uso indiscriminado de antibióticos e consumo de álcool. Tudo isso pode afetar de forma positiva, ou não, nossa imunidade.

O intestino é nossa maior barreira contra o meio externo e se ele estiver permeável (ocorre pelo excesso de agressão) permite a passagem de vírus e bactérias muito mais facilmente. Por isso, cuide dele. Consuma fibras (frutas, verduras, cereais), alimentos prebióticos (banana, aveia, psyllium, alho) e probióticos (iogurte, kefir, kombucha). Evacuar diariamente não te garante esta saúde! Evite alimentos refinados, ricos em açúcar, corantes, conservantes e bebidas alcoólicas.

Mantenha sua hidratação em níveis adequados, consuma no mínimo 35 ml de água para cada quilo de peso. E não faça dietas restritivas e pobres em nutrientes. Variedade e cor nos fornecem o que precisamos. Consuma alimentos fontes de vitamina C (acerola, laranja, limão, kiwi, pimentão e folhas verdes escuras), vitamina E (castanhas, azeite, abacate, sementes) e vitamina A (alimentos de cor amarelo, laranja e vermelho, como abobora, mamão, pimentão, cenoura), nutrientes importantíssimos para uma boa imunidade.

Se exponha ao sol para obter vitamina D0 pelo menos 15 minutos diários. Avalie a necessidade de suplementar com recomendação de um profissional (médico ou nutricionista). Níveis ótimos são acima de 40ng/mL.

Durma bem, em ambiente totalmente escuro, por pelo menos 7 a 8 horas, e pratique a higiene do sono (ambiente com luz amarela, conteúdos calmos, leia um livro, prepare um chá calmante).

E por último, mas não menos importante: gerencie seu estresse! Este sim é um dos grandes causadores da baixa imunidade. Busque ajuda, faça terapia, leia livros, medite e faça atividade física para lhe auxiliar.

Lembre-se: cuidando do nosso corpo, ele cuidará da gente!

Texto escrito por LUANA EFFTING

Luana Effting é nutricionista formada em 2015, com especialização nas áreas clínica e esportiva. Atua nas áreas de emagrecimento, hipertrofia, desempenho esportivo, tratamento de alterações intestinais e metabólicas e na orientação para vegetarianismo/veganismo. Luana também atua na H2O Saúde e Nutrição de Blumenau.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

Megaoperação combate crimes contra as mulheres em todo o país

Cerca de 12 mil policiais civis de todo o Brasil estão participando nesta segunda-feira (8) de uma megaoperação de combate a crimes contra a...

Contribuintes têm até sexta-feira para quitar IPTU em cota única em Blumenau

Vence na próxima sexta-feira (12) o prazo para quitar o IPTU em cota única em Blumenau. Quem decidir em pagar o imposto de uma...

Homem armado assalta mercado e foge levando R$ 150 em Gaspar

Um mercado localizado no bairro Margem Esquerda, em Gaspar, foi alvo de um criminoso armado na tarde deste domingo (7). Conforme relato do proprietário...

Dois motoristas são presos por dirigir sob efeito de álcool em Pomerode

Dois homens foram presos neste domingo (7) após serem flagrados dirigindo sob efeito de álcool em Pomerode. Conforme a Polícia Militar, o consumo excessivo...

Homem é preso por tráfico de drogas após tentar fugir da PM em Blumenau

Um homem de 30 anos foi preso no início da madrugada desta segunda-feira (8) pelo crime de tráfico de drogas em Blumenau. A ocorrência...