A imunidade é algo que se constrói desde o nosso nascimento e que todos os dias, por meio das nossas escolhas alimentares e estilo de vida, vamos cultivando. Por isso, devemos cuidar dela sempre e não apenas em períodos de pandemias.
Muita gente sabe que, por exemplo, a vitamina C é indispensável para uma boa imunidade, mas a verdade é que muitas outras coisas podem interferir: alimentação, hidratação, sono, estresse, uso indiscriminado de antibióticos e consumo de álcool. Tudo isso pode afetar de forma positiva, ou não, nossa imunidade.
O intestino é nossa maior barreira contra o meio externo e se ele estiver permeável (ocorre pelo excesso de agressão) permite a passagem de vírus e bactérias muito mais facilmente. Por isso, cuide dele. Consuma fibras (frutas, verduras, cereais), alimentos prebióticos (banana, aveia, psyllium, alho) e probióticos (iogurte, kefir, kombucha). Evacuar diariamente não te garante esta saúde! Evite alimentos refinados, ricos em açúcar, corantes, conservantes e bebidas alcoólicas.
Mantenha sua hidratação em níveis adequados, consuma no mínimo 35 ml de água para cada quilo de peso. E não faça dietas restritivas e pobres em nutrientes. Variedade e cor nos fornecem o que precisamos. Consuma alimentos fontes de vitamina C (acerola, laranja, limão, kiwi, pimentão e folhas verdes escuras), vitamina E (castanhas, azeite, abacate, sementes) e vitamina A (alimentos de cor amarelo, laranja e vermelho, como abobora, mamão, pimentão, cenoura), nutrientes importantíssimos para uma boa imunidade.
Se exponha ao sol para obter vitamina D0 pelo menos 15 minutos diários. Avalie a necessidade de suplementar com recomendação de um profissional (médico ou nutricionista). Níveis ótimos são acima de 40ng/mL.
Durma bem, em ambiente totalmente escuro, por pelo menos 7 a 8 horas, e pratique a higiene do sono (ambiente com luz amarela, conteúdos calmos, leia um livro, prepare um chá calmante).
E por último, mas não menos importante: gerencie seu estresse! Este sim é um dos grandes causadores da baixa imunidade. Busque ajuda, faça terapia, leia livros, medite e faça atividade física para lhe auxiliar.
Lembre-se: cuidando do nosso corpo, ele cuidará da gente!

Luana Effting é nutricionista formada em 2015, com especialização nas áreas clínica e esportiva. Atua nas áreas de emagrecimento, hipertrofia, desempenho esportivo, tratamento de alterações intestinais e metabólicas e na orientação para vegetarianismo/veganismo. Luana também atua na H2O Saúde e Nutrição de Blumenau.