InícioGeralMotoristas e cobradores fazem manifestação pela retomada do transporte coletivo

Motoristas e cobradores fazem manifestação pela retomada do transporte coletivo

Motoristas e cobradores do transporte coletivo de Blumenau se reúnem na manhã desta quarta-feira (15) no Terminal do Aterro em uma manifestação pacífica. Os funcionários alegam que querem voltar às atividades de trabalho. O serviço está suspenso desde o dia 18 de março pelo decreto estadual que impõe medidas restritivas em Santa Catarina por conta da pandemia do novo coronavírus.

O movimento de hoje não tem ligação com o Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas Permissionárias de Transporte Coletivo Urbano de Blumenau e Região (Sindetranscol). “Foi apenas uma ideia dos trabalhadores para chamar a atenção. Todos são pais de família, precisam voltar para suas atividades”, disse uma das funcionárias, que preferiu não ser identificada.

Acordo coletivo de trabalho

O Sindetranscol e a BluMob – concessionária do serviço na cidade – firmaram no início deste mês um acordo coletivo de trabalho. Foram adotadas medidas para flexibilizar os salários, jornadas e até mesmo suspender o contrato de alguns funcionários, de modo a preservar os empregos, evitando demissões. Entre elas está a concessão de férias coletivas e individuais, com pagamento de adicional em três parcelas.

Em uma decisão recente, a Procuradoria-Geral do Estado de Santa Catarina conseguiu reverter a decisão que permitia o funcionamento do transporte coletivo em Joinville a partir das 5h da última segunda-feira (13), contrariando o decreto estadual que proíbe a atividade em todo o território catarinense como medida de prevenção à Covid-19. Segundo o governador Carlos Moisés, não há previsão para retomada da atividade.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com