Como eu já esperava, essa quarentena, em muitos momentos, tem me feito repensar várias coisas e me deixado nostálgica também. Sinto falta das reuniões de pessoas, de andar nas ruas sem medo, de ver meus amigos e também sinto saudades de tempos muito distantes. Tenho lembrado dos meus avós e da minha infância com mais frequência.
É incrível como a comida nos remete a sentimentos. Cada vez que lembro do passado naturalmente eu lembro de algum prato que me transporta para aquela época. A comida tem esse poder, principalmente a comida afetiva. Se você fechar os olhos e pensar em algo que comia quando criança você quase vai sentir o cheiro disso. Faça o teste.
Neste final de semana senti vontade de comer uma cuca de banana que minha tia fazia há muitos anos e pra me sentir mais perto da minha família eu decidi reproduzir a receita dela. Mas se você não sabe o que é cuca ou você chegou hoje aqui no Sul ou nunca esteve por aqui rsrs. Inspirado no Streuselkuchen (tradicional bolo alemão), a cuca é famosa no sul do Brasil, pois veio junto com a colonização e está presente em qualquer padaria que a gente passa.
As coberturas podem ser diversas: banana, nata, abacaxi, coco, goiabada, uva, ricota, chocolate. Enfim, pra criatividade do brasileiro não há limites. A minha é de banana e coloquei ainda doce de leite, que deixa tudo mais gostoso. Veja a receita:

Juliana Fraga é jornalista e participou do MasterChef Brasil 6. Apaixonada por cozinha desde criança, valoriza ingredientes de boa qualidade e todos os seus hobbies rondam a gastronomia: desde inventar receitas com o que tem na geladeira a conhecer novos restaurantes e traçar o roteiro das férias baseado em bons lugares para comer.
