Início Gastronomia Gastronomia: conheça alguns temperos comuns na cozinha do brasileiro, por Juliana Fraga

Gastronomia: conheça alguns temperos comuns na cozinha do brasileiro, por Juliana Fraga

A variedade e riqueza de sabores no prato vai muito além do ingrediente e do cozimento. Os temperos e as especiarias são os grandes responsáveis pelo cheiro e sabor complexos de um preparo. Além de perfumar e adicionar sabor extra na comida, muitos temperos são aliados da saúde e ajudam a diminuir o uso do sal, por exemplo.

Boa parte das especiarias que usamos são características bem comuns na culinária asiática, principalmente a indiana e tailandesa, que as usam para compor molhos e caldos deliciosos. O brasileiro adaptou muitas dessas receitas e aprendeu a usar as especiarias e temperos em diversos outros preparos.

Cada tempero possui sua particularidade e conhecendo os mais comuns é possível variar seus usos na comida do dia a dia.

Foto: Freepik

Pimenta do reino:
Originária da Índia, a pimenta do reino pode ser encontrada em quatro estágios de maturação: verde, branca, vermelha e preta, de acordo com a época do ano em que é colhida. Além de agregar sabor picante na comida, ajuda na absorção dos nutrientes pelo organismo e facilita a digestão.

Gengibre:
Muito usada na Ásia, a raiz levemente picante e adocicada ajuda a acelerar o metabolismo e é normalmente usada fresca ralada, em pó ou conserva em preparos tanto doces como salgados.

Açafrão ou Cúrcuma:
Muito presente na culinária indiana, o açafrão é uma raiz que deixa os pratos com uma cor linda e sabor único. No Brasil, encontramos normalmente em pó. Picante e com presente sabor da terra, é muito usado em currys, caldos, peixes e até mesmo no arroz.

Manjericão:
Famosa erva na Itália, o manjericão está presente em molhos, principalmente o pesto e molho de tomate. De sabor marcante, no Brasil é encontrado normalmente fresco ou seco.

Cominho:
O cominho é uma especiaria muito utilizada na Índia e também aqui no Brasil. Em grãos ou em pó serve para temperar molhos, caldos e carnes. Além do sabor bem marcante, ajuda a fortalecer o sistema imunológico e atua no combate à pressão alta.

Páprica:
Em pó, feita a partir do pimentão vermelho, a páprica pode ser doce, picante ou defumada. Acredita-se que seu uso auxilia na prevenção de alguns tipos de câncer e no tratamento de doenças autoimunes. Possui ainda função estimulante e anti-gases.

Orégano:
O orégano é o que dá o cheiro e sabor característicos em qualquer pizza. Pode ser usado fresco ou seco em muitos outros preparos, como carnes, molhos, ovos e pratos com queijos.

Noz-Moscada:
Super versátil, a noz moscada vai bem em cremes com batatas e abóbora, queijos e molho branco, também em cafés e cappuccino. Tem um cheiro forte e bem característico. É conhecida por possuir ação digestiva, diurética e ser um excelente anti-inflamatório intestinal, porém, se consumida em excesso pode ser tóxica.

Texto escrito por JULIANA FRAGA

Juliana Fraga é jornalista e participou do MasterChef Brasil 6. Apaixonada por cozinha desde criança, valoriza ingredientes de boa qualidade e todos os seus hobbies rondam a gastronomia: desde inventar receitas com o que tem na geladeira a conhecer novos restaurantes e traçar o roteiro das férias baseado em bons lugares para comer.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

Vídeo: incêndio atinge prédio abandonado no centro de Blumenau

O Corpo de Bombeiros foi acionado na noite desta terça-feira (2) para combater um incêndio que atingiu um prédio abandonado na região...

Sobrados em Blumenau: 7 opções prontas para morar

Realizar o sonho da Casa Própria é o maior dos sonhos dos brasileiros, ficando na frente de outros desejos de consumo como...

Prefeitura de Blumenau trabalha para que o transporte coletivo retorne na segunda-feira

O prefeito Mário Hildebrandt informou, durante entrevista coletiva realizada na noite desta terça-feira (2), que a Prefeitura de Blumenau segue trabalhando para...

Coronavírus: Blumenau registra 19 casos e soma 818 infectados; seis estão na UTI

19 novos casos de coronavírus foram registrados em Blumenau nas últimas 24h, divulgou o prefeito Mário Hildebrandt durante entrevista coletiva realizada na...

Coronavírus: mais de 60% dos infectados já estão recuperados em Santa Catarina

Chegou a 9.660 o número de pessoas diagnosticadas com o coronavírus em Santa Catarina desde o início da pandemia, divulgou o Governo...