A variedade e riqueza de sabores no prato vai muito além do ingrediente e do cozimento. Os temperos e as especiarias são os grandes responsáveis pelo cheiro e sabor complexos de um preparo. Além de perfumar e adicionar sabor extra na comida, muitos temperos são aliados da saúde e ajudam a diminuir o uso do sal, por exemplo.
Boa parte das especiarias que usamos são características bem comuns na culinária asiática, principalmente a indiana e tailandesa, que as usam para compor molhos e caldos deliciosos. O brasileiro adaptou muitas dessas receitas e aprendeu a usar as especiarias e temperos em diversos outros preparos.
Cada tempero possui sua particularidade e conhecendo os mais comuns é possível variar seus usos na comida do dia a dia.

Pimenta do reino:
Originária da Índia, a pimenta do reino pode ser encontrada em quatro estágios de maturação: verde, branca, vermelha e preta, de acordo com a época do ano em que é colhida. Além de agregar sabor picante na comida, ajuda na absorção dos nutrientes pelo organismo e facilita a digestão.
Gengibre:
Muito usada na Ásia, a raiz levemente picante e adocicada ajuda a acelerar o metabolismo e é normalmente usada fresca ralada, em pó ou conserva em preparos tanto doces como salgados.
Açafrão ou Cúrcuma:
Muito presente na culinária indiana, o açafrão é uma raiz que deixa os pratos com uma cor linda e sabor único. No Brasil, encontramos normalmente em pó. Picante e com presente sabor da terra, é muito usado em currys, caldos, peixes e até mesmo no arroz.
Manjericão:
Famosa erva na Itália, o manjericão está presente em molhos, principalmente o pesto e molho de tomate. De sabor marcante, no Brasil é encontrado normalmente fresco ou seco.
Cominho:
O cominho é uma especiaria muito utilizada na Índia e também aqui no Brasil. Em grãos ou em pó serve para temperar molhos, caldos e carnes. Além do sabor bem marcante, ajuda a fortalecer o sistema imunológico e atua no combate à pressão alta.
Páprica:
Em pó, feita a partir do pimentão vermelho, a páprica pode ser doce, picante ou defumada. Acredita-se que seu uso auxilia na prevenção de alguns tipos de câncer e no tratamento de doenças autoimunes. Possui ainda função estimulante e anti-gases.
Orégano:
O orégano é o que dá o cheiro e sabor característicos em qualquer pizza. Pode ser usado fresco ou seco em muitos outros preparos, como carnes, molhos, ovos e pratos com queijos.
Noz-Moscada:
Super versátil, a noz moscada vai bem em cremes com batatas e abóbora, queijos e molho branco, também em cafés e cappuccino. Tem um cheiro forte e bem característico. É conhecida por possuir ação digestiva, diurética e ser um excelente anti-inflamatório intestinal, porém, se consumida em excesso pode ser tóxica.

Juliana Fraga é jornalista e participou do MasterChef Brasil 6. Apaixonada por cozinha desde criança, valoriza ingredientes de boa qualidade e todos os seus hobbies rondam a gastronomia: desde inventar receitas com o que tem na geladeira a conhecer novos restaurantes e traçar o roteiro das férias baseado em bons lugares para comer.