InícioGastronomiaGastronomia: a versatilidade do queijo, por Juliana Fraga

Gastronomia: a versatilidade do queijo, por Juliana Fraga

Me aponte alguém que não gosta de queijos! Muito difícil, né? Isso porque são tantos tipos que certamente ao menos um vai agradar até o paladar mais exigente. O legal dos queijos é a sua versatilidade, já que eles vão muito bem como uma entrada sozinhos em uma tábua, em cremes ou patês, pratos principais e até mesmo em sobremesas.

Você sabia que na França os queijos são oferecidos puros após as refeições principais? Isso mesmo, acompanhados de uma boa champanhe, os queijos por si só são uma sobremesa no país europeu. Por lá, eles possuem cerca de 365 tipos diferentes, há inclusive um ditado que diz que o francês não precisa repetir queijos ao longo de um ano. E é verdade.

Aqui no Brasil é mais comum consumirmos queijos como aperitivos, em sanduíches, pizzas ou os mais cremosos em receitas. Quanto a sobremesa, nós temos um paladar mais doce, mas mesmo assim há muitas formas de usar os queijos nos preparos. Uma sobremesa adorada pelo brasileiro é a americana cheesecake, que nada mais é que uma torta que leva uma massa delicada, recheio à base de queijo cremoso e é finalizada com uma geleia de frutas. Fácil de fazer e uma maneira deliciosa de usar o queijo.

Foto: Juliana Fraga

Cheesecake de Morangos:

Massa:

200g bolacha maisena

½ x manteiga derretida

Faça uma farofa com a bolacha no processador e misture a manteiga derretida até formar uma farofa úmida. Forre o fundo de uma forma de fundo removível e asse a 160º por 20 minutos.

Recheio:

250g cream cheese

½ lata leite condensado

5g gelatina sem sabor

75g creme de leite fresco

Hidrate a gelatina conforme instruções da embalagem. Na batedeira junte o cream cheese com o leite condensado. Derreta a gelatina no micro-ondas ou em banho maria e junte-a na batedeira sem parar de bater. Acrescente também o creme de leite. Depois de homogêneo o creme, despeje sobre a massa e leve para gelar por pelo menos 5 horas.

Geleia:

250g morangos

100g açúcar

Corte os morangos e junto com açúcar leve-os ao fogo baixo por uns 20 minutos. Deixe esfriar, coloque por cima da torta e sirva.

Texto escrito por JULIANA FRAGA

Juliana Fraga é jornalista e participou do MasterChef Brasil 6. Apaixonada por cozinha desde criança, valoriza ingredientes de boa qualidade e todos os seus hobbies rondam a gastronomia: desde inventar receitas com o que tem na geladeira a conhecer novos restaurantes e traçar o roteiro das férias baseado em bons lugares para comer.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com

Descubra mais sobre PORTAL ALEXANDRE JOSÉ - Notícias de Blumenau

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading