InícioSaúdeGaspar testa profissionais da linha de frente no enfrentamento ao Covid-19

Gaspar testa profissionais da linha de frente no enfrentamento ao Covid-19

A Prefeitura de Gaspar adquiriu os chamados testes rápidos para o diagnóstico do coronavírus. A primeira remessa será destinada à testagem de profissionais de saúde e outros membros da equipe que estão na chamada linha de frente dos serviços essenciais, que apresentaram sintomas em algum momento nesse período. O exame, segundo os especialistas, serve para indicar se a pessoa já teve contato com o vírus e já cria anticorpos para poder trabalhar de forma mais segura.

Os testes começaram a ser aplicados na última terça-feira (7). A medida que forem realizados os exames, a Prefeitura de Gaspar pretende divulgar também os resultados que possam ser considerados positivos para o contato com a Covid-19. A orientação médica é de que esses profissionais que tiveram o contato com o vírus e não apresentam mais sintomas, sigam mais alguns dias de isolamento e retomem ao trabalho como pessoas imunes.

Casos positivados

Um dos casos já positivados foi da superintendente de comunicação, Amanda Weber. Ela esteve em São Paulo nos dias 14 e 15 de março, apresentou sintomas leves de gripe naquela semana. manteve isolamento e as medidas de prevenção. O último sintoma da jornalista foi no dia 29 de março. Desde então, ela passa bem e segue todas as recomendações de higiene e distanciamento social. Mesmo não tendo mais nenhum sinal, Amanda seguirá em isolamento e trabalho home office.

Outra pessoa da equipe de Governo também testou positivo para o contato com o vírus e indicou já estar imune. Mas também seguirá em isolamento e home office, por precaução, pelos próximos dias, mesmo não tendo mais sintomas. Imagina-se que outros testes rápidos deverão ser positivados. A Vigilância em Saúde reforça que, nesses casos, não é necessário e nem recomendado realizar exame de contraprova do Lacen, uma vez que as pessoas não apresentam mais sintomas e não transmitem mais a doença.

Entenda o Exame

O exame indica se a pessoa teve contato com o vírus e já produz anticorpos através da indicação de IgM e IgG ou ainda se a pessoa não teve contato com o vírus. O IgM é o anticorpo que, quando está presente, mostra que a pessoa tem o vírus e seu sistema imunológico está produzindo anticorpos contra ele. O IgG positivo significa que a pessoa tem ou já teve contato com o vírus e já possui anticorpos que levam a uma possível resistência à COVID-19.

Novo Laboratório

O Laboratório Central (Lacen), em Florianópolis, validou mais um laboratório para o teste da Covid-19. O Lacen certificou o Genolab, de Blumenau, para detecção do SARS-CoV-2. Todos os novos casos positivos de Gaspar já são contabilizados aos números oficiais da Secretaria Estadual de Saúde, não sendo mais necessário coleta em duplicata para envio de contraprova ao Lacen. De acordo com o último boletim, o município tem 6 casos confirmados de coronavírus, com uma morte. Veja a tabela abaixo:

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com