InícioSaúdeCoronavírus: Sindicato cobra que todos os servidores da Saúde de Blumenau sejam...

Coronavírus: Sindicato cobra que todos os servidores da Saúde de Blumenau sejam testados

Notícia atualizada às 11h56min do dia 28 de abril de 2020

O Sindicato Único dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Blumenau (Sintraseb) anunciou, em nota divulgada nas redes sociais nesta segunda-feira (27), que está cobrando que a Prefeitura de Blumenau realize a testagem rápida de todos os servidores municipais da área de Saúde nas próximas 48h.

De acordo com a nota, a falta de ação da Prefeitura poderá trazer grandes impactos à Saúde do município durante o combate ao coronavírus, como a falta de profissionais nas unidades de saúde em apenas duas semanas – período esperado como um dos mas críticos da pandemia.

O sindicato defende que a medida tornou-se ainda mais urgente após o aumento recente do número de servidores confirmados com a Covid-19 na cidade, que passou para 18 – cerca de 11% de todos os casos confirmados na cidade até então -, sendo 14 da área da Saúde e quatro da Educação. Além disso, diversos profissionais estão afastados de suas funções sob suspeita da doença.

Em um dos trechos, o Sintraseb afirma que “a prefeitura não está divulgando com transparência e não confirma o número de casos entre os servidores”, trabalho que vem sendo realizado pelos próprio sindicato, que entrou em contato com os servidores e confirmou o número de infectados.

Trabalhadores terceirizados

Por fim, o Sintraseb também cobra providências em relação à segurança e saúde dos trabalhadores terceirizados, principalmente os que atuam nas unidades de saúde do município.

Segundo a nota, os trabalhadores não receberam treinamento especial para limpeza e desinfecção dos ambientes e, principalmente, não possuem equipamentos de proteção individual (EPI) adequados.

Além disso, o sindicato afirma que uma auxiliar de serviços gerais terceirizada que trabalha na ESF Augusto César Vianna, onde quatro servidores foram confirmados com Covid-19, também foi infectada pelo vírus.

Prefeitura de Blumenau

Por meio da assessoria de imprensa, a Prefeitura de Blumenau disse que não vai se manifestar sobre o assunto porque não foi notificada oficialmente.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com