Início Saúde Coronavírus: SC supera os 500 casos confirmados e chega a 17 óbitos

Coronavírus: SC supera os 500 casos confirmados e chega a 17 óbitos

Santa Catarina contabiliza 501 casos registrados do novo coronavírus, divulgou o governador Carlos Moisés durante entrevista coletiva online realizada nesta quarta-feira (8). Isso representa um aumento de 9,6% do número de casos se comparado ao boletim divulgado na véspera, quando havia 457 pessoas infectadas pelo vírus. Florianópolis (123), Blumenau (55), Criciúma (30) e Joinville (30) lideram as estatísticas.

Segundo Moisés, 113 pessoas se encontram internadas em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) atualmente, sendo que 79 necessitam de ventilação mecânica para sobreviver. Destes, 52 já foram testados positivos para o coronavírus, enquanto os demais aguardam os resultados dos testes.

Outros 16 pacientes diagnosticados com a Covid-19 já receberam alta da UTI e seguem se recuperando nas enfermarias dos hospitais – assim como 56 pacientes que estavam sob investigação de coronavírus. A notícia é considerada positiva, uma vez que os mesmos são considerados “pacientes a caminho da cura” da Covid-19.

O número de óbitos decorrentes da Covid-19 também sofreu alteração, subindo de 15 para 17. Com isso, a taxa de letalidade do coronavírus em Santa Catarina voltou a subir e ficou estabelecida em 3,3%. A mesma taxa a nível nacional é de 5%, com 800 óbitos registrados – 133 deles apenas nas últimas 24 horas.

De acordo com o governador, os números comprovam a eficácia do isolamento social no estado, que apresenta uma curva “positiva” de novos casos e uma baixa taxa de mortalidade. Apesar disso, Moisés reforçou que o estado segue em quarentena, mesmo com as flexibilizações realizadas nos últimos dias.

“Não estamos voltando à normalidade”, defendeu. “Continuamos em isolamento social e as pessoas não devem sair de casa sem necessidade. Enquanto isso, estamos cogitando o que, quando e como as pessoas vão voltar às atividades. Não temos expectativa de quando alguns setores (como transporte coletivo, eventos e turismo) vão retornar. O comércio está sendo estudado. Mas precisamos que a população faça sua parte, fique em casa e ajude a manter a curva de novos casos sob controle. A liberação não significa que o problema acabou: pelo contrário, estamos começando a enfrentar a problema”.

Enquanto isso, o Estado segue realizando investimentos na Saúde. De acordo com o governador, 220 novos leitos de UTI já foram instalados em Santa Catarina, o que representa um aumento de 25% se comparado aos leitos existentes em todo o estado há menos de um mês. A expectativa é que sejam instalados até 713 novos leitos durante o período de combate ao coronavírus.

Hospital de Campanha

Outro investimento realizado pelo Governo do Estado diz respeito à instalação de um Hospital de Campanha de Alta Complexidade, que ficará localizado no Pavilhão da Marejada, em Itajaí. Segundo Moisés, serão contratados 100 leitos de UTI para a unidade hospitalar. A expectativa é que o investimento realizado seja de aproximadamente R$ 76 milhões.

De acordo com o governador, o Estado abrirá uma licitação para montagem do hospital, e a empresa vencedora terá 30 dias para organizar a unidade. Todos os equipamentos e profissionais de saúde serão de responsabilidade da empresa – sendo que os leitos e os aparelhos permanecerão disponíveis para a rede pública hospitalar após encerrada a pandemia.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

Dia Mundial Sem Tabaco analisa relação do tabagismo com a Covid-19

A relação entre tabagismo e covid-19 é o tema sugerido pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e adotado pelo Brasil para comemorar,...

Casa é totalmente destruída por incêndio no bairro Garcia

Uma casa de alvenaria foi completamente destruída por um incêndio no início da manhã deste domingo (31) na Rua Taubaté, uma transversal...

Em Timbó, Polícia Militar interdita comércio com aglomeração de pessoas

Em Timbó, no Vale do Itajaí, um comércio foi interditado pela Polícia Militar pela aglomeração irregular de pessoas. Tudo ocorreu na noite...

Queima de madeira provoca incêndio em vegetação em Blumenau

O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 18h deste sábado (30) para combater um incêndio em vegetação, em Blumenau. O...

Após denúncias, jovem é preso com crack, maconha e R$ 700 na Itoupavazinha

A prisão ocorreu no início da noite deste sábado (30) na Rua Botuverá, no bairro Itoupavazinha, em Blumenau, após denúncias à Polícia...