Três novas mortes em decorrência da Covid-19 foram registradas nas últimas 24 horas em Santa Catarina, divulgou o governador Carlos Moisés durante entrevista coletiva realizada nesta quinta-feira (23). Entre as vítimas está o médico pediatra Gastão Dias Júnior, de 51 anos, que estava internado há 24 dias no Hospital da Unimed de Balneário Camboriú.
Dias Júnior era morador de Itapema e foi o primeiro profissional que atuava na linha de frente contra a Covid-19 a morrer no estado. Em nota, a Prefeitura de Itapema lamentou a morte e assegurou que ele “já havia sido afastado do trabalho no início da quarentena, quando foi determinando pelo Governo Municipal a suspensão das consultas eletivas”, antes de apresentar os sintomas para o coronavírus.
De acordo com o governador, as duas outras vítimas fatais eram idosos: uma mulher de 74 anos de Balneário Camboriú e um homem de 62 anos de Itajaí. Com isso, Santa Catarina passa a registrar 42 mortes em decorrência do coronavírus desde o início da pandemia, sendo 66% das vítimas idosos. A taxa de letalidade do vírus, por sua vez, subiu para 3,5%.
Ao todo, 1.170 pessoas já foram diagnosticadas com o vírus no em Santa Catarina – um aumento de 4,7% se comparado aos números apresentados na véspera. De acordo com Moisés, o estado segue apresentando um achatamento na curva de novos casos registrados. Segundo ele, porém, novas medidas de restrição poderão ser adotadas caso o cenário apresente mudanças.
Por outro lado, a notícia positiva diz respeito à taxa de ocupação dos leitos de UTI no estado, que voltou a cair nesta quinta-feira e está na casa dos 16,2%, com 106 pacientes confirmados ou sob suspeita de coronavírus demandando cuidados intensivos.
Já o número de pacientes que deixaram a UTI e migraram para leitos de enfermaria subiu para 162, destacou o secretário de Estado da Saúde, Helton de Souza Zeferino. Além disso, o Governo calcula que mais de 500 pessoas já estejam recuperadas do vírus em todo o estado.
Números no Brasil
A realidade da pandemia no Brasil é totalmente diferente, com o país apresentando um aumento significativo no número de mortes. Segundo o Ministério da Saúde, 407 pessoas morreram somente nas últimas 24 horas – o maior número neste período desde o início da contagem. Ao todo, 3.313 já perderam a vida em decorrência do vírus no país.
No total, o país soma ainda 49.492 mil casos confirmados da doença e registra 26.573 pacientes recuperados. Ainda de acordo com os dados divulgados pelo Ministério da Saúde, 19.606 casos estão em acompanhamento.
