InícioSaúdeCoronavírus: Santa Catarina registra 30 mortes e 926 casos confirmados

Coronavírus: Santa Catarina registra 30 mortes e 926 casos confirmados

Subiu para 30 o número de mortes em decorrência do coronavírus em Santa Catarina, divulgou o governador Carlos Moisés durante entrevista coletiva realizada na noite desta quinta-feira (16). Ao todo, 926 pessoas já foram diagnosticadas com o vírus no estado. Isso implica em uma taxa de letalidade de 3,2% dos casos. Além disso, 392 pessoas ainda aguardam os resultados dos testes.

O novo óbito é um homem de 49 anos, de São José, na Grande Florianópolis, que tinha comorbidades. O número de municípios com pelo menos um morador com confirmação de infecção por coronavírus aumentou para 90. Arabutã, Armazém, Concórdia, Lindóia do Sul, Nova Veneza e Pouso Redondo entraram para a lista de cidades com casos confirmados.

De acordo com o boletim, 98 pessoas se encontram internadas em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) confirmadas ou sob suspeita de coronavírus. Destas, 67 fazem uso de ventilação mecânica pra sobreviver. Por outro lado, 129 pacientes já deixaram a UTI e migraram para leitos de enfermaria. O número de pessoas que receberam alta hospitalar, porém, não foi divulgado.

Segundo o governador, o estado apresenta uma “proporção considerável” se comparado aos números apresentados a nível nacional – 1.924 mortes registradas, 30.425 casos confirmados e uma taxa de letalidade de 6,3%. De acordo com o Ministério da Saúde, o número de óbitos aumentou 10% nas últimas 24 horas, com 188 pessoas perdendo a vida em decorrência da Covid-19.

Hospitais de Campanha

Moisés anunciou ainda o cancelamento do edital que previa a construção de um hospital de campanha no Pavilhão da Marejada, em Itajaí. Segundo ele, o Governo do Estado irá editar um novo edital para a aquisição de dez hospitais de campanha, que será realizado no mesmo escopo da licitação anterior – mas apresentará alguns ajustes, passando por um processo de licitação, o que dará maior segurança jurídica ao procedimento.

De acordo com as informações preliminares, os dez hospitais contarão com um total de mil leitos de UTI. Moisés informou ainda que as empresas vencedoras da licitação também serão responsáveis pela contratação da equipe médica, alimentação, insumos e compra de equipamentos, que seguirão à disposição da Saúde de Santa Catarina após o fim da pandemia. Os locais em que os hospitais serão instalados não foram divulgados.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com