InícioSaúdeCoronavírus: Santa Catarina registra 192 novos casos em apenas um dia

Coronavírus: Santa Catarina registra 192 novos casos em apenas um dia

O número de casos confirmados de coronavírus em Santa Catarina subiu de 501 para 693 em apenas um dia, divulgou o governador Carlos Moisés durante entrevista realizada em Florianópolis nesta quinta-feira (9). Isso representa um aumento de 38,3% se comparado aos números divulgados na véspera – a maior diferença registrada no estado até então.

Segundo o governador Carlos Moisés, esse acréscimo pode ser explicado pelo fato de o Governo passar a contabilizar também os casos confirmados por laboratórios privados. Florianópolis (166 casos), Blumenau (59), Joinville (49), Criciúma (37) e Itajaí (34) lideram as estatísticas de moradores infectados pelo vírus.

Além disso, um novo óbito foi registrado no estado nas últimas 24 horas, totalizando 18 mortes em decorrência do vírus em território catarinense. Com isso, a taxa de letalidade do vírus em Santa Catarina ficou estabelecida em 2,5% – menos da metade da apresentada a nível nacional (5,2%).

O governador anunciou ainda que o Governo do Estado publicará novas portarias nas próximas horas – entre elas, uma que obriga o uso de máscara de tecido por parte de todos os trabalhadores já liberados a atuar no estado. Outras portarias dizem respeito à liberação de recursos financeiros aos municípios e aos hospitais filantrópicos.

Além disso, Moisés voltou a enfatizar que as flexibilizações realizadas pelo Governo não devem ser confundidas com o fim da quarentena. Segundo ele, o isolamento social segue sendo obrigatório em Santa Catarina, e as pessoas devem permanecer em suas casas sempre que possível.

Por ora, o Governo do Estado segue realizando reuniões através do Grupo de Operações de Emergência em Saúde (GOES), onde são discutidas normas para que outras atividades sejam liberadas, de maneira que haja um convívio seguro com a pandemia. “Precisaremos mudar hábitos rotineiros para que possamos termos segurança”, destacou Moisés. “Para isso, criaremos exigências específicas para cada tipo de atividade”.

Números no Brasil

O Ministério da Saúde divulgou que o Brasil já soma 941 mortes e 17.857 casos confirmados de coronavírus. Os números apresentam uma alta de 17% no número de óbitos e de 12% no número de casos se comparado ao boletim divulgado na quarta-feira.

De acordo com o Ministério, mais da metade das mortes foram registradas em São Paulo: 495. O estado é seguido por Rio de Janeiro (122), Pernambuco (56), Ceará (55) e Amazonas (40).

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com