InícioSaúdeCoronavírus: Governo pode voltar a restringir atividades, alerta Moisés

Coronavírus: Governo pode voltar a restringir atividades, alerta Moisés

O governador Carlos Moisés sinalizou, durante entrevista coletiva realizada na noite desta quarta-feira (22), que o Governo do Estado poderá adotar novas regras de restrição às atividades em Santa Catarina “caso necessário”.

De acordo com o governador, o Estado vem flexibilizando as atividades conforme a demanda do setor de Saúde. Segundo ele, a taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no estado tem apresentado queda nos últimos dias, caindo de 19% na segunda-feira (20) para 16% nesta quarta – fator crucial para a tomada de decisões.

Moisés enfatizou que uma mudança drástica no cenário poderá levar o Governo a “corrigir a mão do estado em várias linhas”. “Todos os nossos decretos tem uma cláusula dizendo que o Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes) pode determinar normas específicas de acordo com o cenário e grau de risco apresentado”, afirmou. “Isso vale tanto para flexibilizar quanto para restringir”.

Ou seja, o mesmo vale para os prazos estipulados para que os serviços sigam suspensos em todo o território catarinense. Segundo ele, o Coes pode antecipar a retomada das atividades antes do prazo definido em decreto – como aconteceu com as igrejas, shoppings, restaurantes e academias – caso o cenário e o grau de risco permitam.

Números no Estado

O coronavírus já causou 39 mortes no estado desde o início da pandemia, informou o governador. As mortes mais recentes foram as de dois homens do Sul do Estado, um de Balneário Arroio do Silva, de 81 anos, e outro de Cocal do Sul, de 68 anos. Ambos apresentavam comorbidades.

O estado conta ainda com 1.115 casos confirmados de Covid-19. O local com a maior quantidade de pacientes diagnosticados continua a ser Florianópolis, com 244 casos. Em seguida, estão Joinville (100), Blumenau (81), Camboriú (61), Balneário Camboriú (59), São José (46), Criciúma (46), Itajaí (45), Brusque (36) e Tubarão (33).

Um total de 102 pacientes está em leitos de de unidade de terapia intensiva (UTI) em Santa Catarina nas redes pública e privada, sendo 51 casos confirmados e 51 com suspeita de infecção por coronavírus. Atualmente, o Estado está com 381 leitos de UTI reservados para pessoas com Covid-19 pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A ocupação é de 16,3%. A recuperação evoluiu bem para 161 pacientes que deixaram a UTI e foram para leitos de enfermaria.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com