InícioGeralCoronavírus: Governo do Estado autoriza autoescolas a retornarem às atividades

Coronavírus: Governo do Estado autoriza autoescolas a retornarem às atividades

O Governo do Estado autorizou, através de portaria publicada na última quarta-feira (8), a volta aos trabalhos do setor de autoescolas. A medida já é válida em todo o território catarinense e faz parte do processo de flexibilização do isolamento social estipulado no dia 17 de março em Santa Catarina.

De acordo com o documento, assinado pelo secretário de Estado da Saúde Helton de Souza Zeferino, os estabelecimentos deverão seguir algumas regras de funcionamento, como a realização de aulas teóricas online e a higienização dos veículos para as aulas práticas (confira a relação completa abaixo).

Algumas categorias credenciadas ao Departamento de Trânsito (Detran) de Santa Catarina também receberam permissão para voltar ao trabalho, tais como médicos, psicólogos, estampadores de placas, remarcadores de chassi e desmontes.

Regras

Em relação às regras de funcionamento para as autoescolas, a portaria determina que deverão ser respeitadas as seguintes normas:

– Lições teóricas podem ser ministradas apenas por meio de videoaulas;
– Aulas presenciais estão proibidas;
– Antes das aulas práticas, o instrutor e o aluno precisam higienizar as mãos com água e sabão ou álcool a 70%;
– O uso de máscaras é obrigatório para instrutor e aluno;
– O álcool em gel a 70% deve estar disponível dentro do veículo;
– Recomenda-se que as aulas práticas ocorram com as janelas abertas. Caso seja necessário o uso do ar-condicionado, recomenda-se a utilização do modo ventilação aberta. Deve ser intensificado também a limpeza dos filtros do sistema de ar condicionado;
– Após o término de cada aula prática, o veículo deve ser higienizado com água e sabão ou álcool em gel a 70%, notadamente no volante, marcha, freio de mão, retrovisores, cintos de segurança e painel. O mesmo vale para as maçanetas, tanto internas quanto externas;
– Ao término do turno, os veículos devem ser lavados externamente com água e sabão;
– As autoescolas devem intensificar a limpeza de seus ambientes e disponibilizar álcool em gel a 70% para seus funcionários e alunos.

Em relação aos serviços cadastrados pelo Detran-SC que estão autorizados a funcionar, também se faz necessária a obediência a fatores de higienização, entre eles:

– A disponibilização de cartazes sobre a necessidade de higienização de ambientes e das mãos;
– A utilização de máscaras para os funcionários;
– Respeito ao distanciamento social (1,5 metro por pessoa).

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com