InícioSaúdeCoronavírus: governador Carlos Moisés prorroga quarentena em Santa Catarina

Coronavírus: governador Carlos Moisés prorroga quarentena em Santa Catarina

O Governo do Estado publicou nesta terça-feira (7) o Decreto nº 550, que prorroga por mais cinco dias o período de quarentena em Santa Catarina. Com isso, as medidas atualmente em vigor seguem válidas até a próxima segunda-feira (13).

De acordo com o governador Carlos Moisés, o Ministério da Saúde recomendou que o isolamento social seja mantido no estado durante o respectivo prazo, podendo passar por flexibilizações. Segundo ele, o Governo estuda quais setores podem vir a ser liberados a partir da próxima semana.

Apesar da prorrogação da quarentena, o governador anunciou a liberação das atividades ligadas à cadeia automotiva a partir desta quarta-feira (8). Tratam-se das oficinas mecânicas (inclusive rurais), borracharias, varejo de autopeças, auto centers, venda e instalação de acessórios automotivos, autoelétricas, concessionárias, venda e revenda de veículos, locação de veículos, despachantes, autoescolas, inspeção veicular e lavações de automóveis.

Por outro lado, igrejas (missas e cultos), assim como outras reuniões de publico (eventos, festas, convenções) seguem restritas. O mesmo se aplica aos comércios e ao transporte coletivo, que não sofreram alterações no novo decreto e seguem suspensos em todo o território catarinense.

Números no estado

Santa Catarina conta atualmente com 457 casos confirmados de coronavírus – destes, 49 se encontram internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), com a grande maioria demandando ventilação artificial.

O número de óbitos em decorrência do vírus, por sua vez, subiu para 15. Com isso, a taxa de letalidade da Covid-19 no estado ficou estabelecida em 3,2%. Entre as vítimas estão pacientes de 32 e 34 anos que não apresentavam doenças pré-existentes.

Pela primeira vez o Governo do Estado divulgou dados referentes aos pacientes que receberam alta da UTI e migraram para as enfermarias dos hospitais. De acordo com o secretário Helton Zeferino, 68 pessoas deixaram de demandar cuidados intensivos desde o dia 18 de março e podem ser consideradas “curadas” da Covid-19 em Santa Catarina.

Além disso, anunciou que um homem de 54 anos e integrante do grupo de risco, apresentando duas comorbidades, recebeu alta no Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen nesta terça-feira após passar 20 dias entubado na UTI. Segundo ele, o paciente é considerado curado e já está em casa.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com