InícioSaúdeCoronavírus: Blumenau registra 25 novos casos de Covid-19 em apenas 24h

Coronavírus: Blumenau registra 25 novos casos de Covid-19 em apenas 24h

Blumenau teve um aumento significativo no número de casos confirmados de coronavírus. Foram diagnosticados 25 pacientes com resultado positivo para Covid-19 somente neste sábado (25). Com isso, sobe para 130 a quantidade de pessoas infectadas no município desde o início da pandemia. Deste total, 62 são consideradas recuperadas.

Em coletiva de imprensa no início desta noite, o prefeito Mário Hildebrandt atualizou os dados e atribuiu esse crescimento a dois principais fatores: a flexibilização do isolamento social com a reabertura de estabelecimentos comerciais na semana passada e a ampliação da oferta de exames aos pacientes com síndrome gripal. Até hoje, já foram realizados 558 testes para diagnóstico da doença.

“Isso é preocupante sim. Quer dizer que temos que tomar ainda mais cuidado e ressaltar a necessidade fundamental de que cada um tenha consciência para cuidar da sua vida, de quem você ama e da sua cidade”, declarou o prefeito, reforçando o pedido para os moradores de Blumenau ficarem em casa e só saírem usando máscaras, que são obrigatórias por força de um decreto municipal.

Para ilustrar a diferença do cenário de uma semana para a outra, o secretário municipal de Saúde, Winnetou Krambeck, apresentou os dados comparativos de atendimento no ambulatório montado na Vila Germânica para casos suspeitos de coronavírus. “No sábado passado, dia 18, nós fizemos 10 atendimentos. Hoje, foram 50 atendimentos com uma pessoa encaminhada ao hospital e outras 28 para coleta de exames”, afirmou.

Servidores municipais infectados

Entre os casos confirmados de Covid-19 em Blumenau, há servidores municipais. Além da secretária de Educação, Patrícia Lueders, a diretora geral da secretaria de Educação, Sandra Francisca, também testou positivo e foi afastada das funções. Ambas passam bem e estão em isolamento domiciliar. Mas o maior número de funcionários públicos infectados continua sendo de profissionais da área da saúde.

São dez servidores da secretaria da Saúde afastados do trabalho com coronavírus, sendo quatro do ESF Vereador Augusto César Viana, na Rua General Osório, na Água Verde. Agora, um caso de Covid-19 também foi registrado no ESF Áurea Pfuetzenreiter, localizado na Rua Bahia, no Salto Weissbach. A unidade estará fechada a partir da próxima segunda-feira (27) para testagem dos funcionários.

De acordo com Krambeck, o local vai passar por uma desinfecção para garantir a segurança na hora que for reaberto e não colocar a comunidade em risco. “Isso pode acontecer mais vezes. É natural. Esses profissionais estão na linha de frente. A Prefeitura trabalha para encontrar alternativas e reestabelecer o atendimento o mais rápido possível”, declarou o secretário.

Os usuários do ESF Áurea Pfuetzenreiter serão orientados a ir ao Ambulatório Geral (AG) da Escola Agrícola. Já no ESF Vereador Augusto César Viana, a secretaria de Saúde enviou uma nova equipe para garantir o atendimento essencial na unidade, principalmente na sala de vacina por causa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que está em sua segunda fase.

Números atualizados

558 exames realizados em Blumenau
130 casos positivos de Covid-19
363 casos negativos de Covid-19
62 pacientes recuperados
61 pacientes em tratamento
3 pacientes internados em enfermaria
4 pacientes internados em UTI
9 pacientes internados em hospitais sob investigação

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com