Assim como todas as instituições de ensino em Santa Catarina, os atendimentos diários na APAE de Blumenau estão suspensos desde o dia 19 de março devido à pandemia de Covid-19. Porém, com o uso da tecnologia, a entidade não perdeu o contato com as famílias e segue se comunicando com a ajuda da internet.
A maioria dos funcionários entrou em férias, mas uma parte da equipe permanece à disposição, em trabalho remoto, ao entender que seria necessário o apoio aos 430 alunos, enquadrados no grupo de risco pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Inevitavelmente, eles sofreram agravos consideráveis em suas rotinas.
Para orientar os pais e responsáveis, a partir do dia 20 de março, os professores e profissionais da APAE de Blumenau começaram a criar documentos, vídeos e recados, primeiro abordando os cuidados com o coronavírus, depois com atividades relacionadas à proposta do Currículo Funcional Natural (CFN).
O CFN é uma proposta que ensina atividades da vida diária, como rotinas saudáveis, dicas de alimentação e sugestões de tarefas, possibilitando aos alunos serem mais independentes. Esse currículo é programado de forma individualizada, de acordo com a realidade e necessidade de cada aluno, onde a família é a grande responsável por todo este processo. Veja o vídeo da professora Aline Lopes:
De acordo com a diretora da APAE de Blumenau, Patrícia dos Santos Osika, logo surgiram os primeiros resultados. “As famílias começaram a postar nas redes sociais vídeos dos filhos realizando as atividades sugeridas ou simplesmente mostrando como muitos estavam organizando seus dias. Neste momento, formou-se uma grande rede de compartilhamento entre os familiares e a APAE”, conta.
Hoje, a entidade já tem um grande banco de dados de trabalhos e chegou a criar um site, que será inaugurado nesta segunda-feira (13). “Diante de todo trabalho e interação com educandos e familiares, nossos serviços romperam o isolamento por meio do uso de tecnologias acessíveis a todos. Agradecemos todos os profissionais e as famílias que tornaram essas atividades possíveis”, declara Patrícia.
