InícioSaúdeCoronavírus: 61% dos infectados em Blumenau tem menos de 40 anos

Coronavírus: 61% dos infectados em Blumenau tem menos de 40 anos

Subiu para 44 o número de casos confirmados do novo coronavírus em Blumenau, divulgou o prefeito Mário Hildebrandt durante entrevista coletiva realizada na noite desta sexta-feira (3). Isso representa um aumento de 10% no número de casos se comparado ao boletim divulgado na véspera.

Dentre os casos confirmados, apenas três se encontram internados em hospitais da cidade. Dois deles estão alocados em enfermarias e o outro está internado em um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde se encontra entubado. Os demais pacientes seguem em isolamento domiciliar e alguns já são se encontraram recuperados.

O prefeito divulgou ainda informações relacionadas à faixa etária dos pacientes diagnosticados, que apontaram índices atípicos no município. De acordo com os dados, apenas 11% dos pacientes são idosos (com idade acima de 60 anos). A grande maioria, porém, tem entre 30 e 39 anos: 14 casos (31,8%). Jovens entre 20 e 29 anos aparecem na sequência, com 11 casos registrados (25%).

Também há registro de duas pessoas com idade entre 10 e 19 anos contaminadas (4,5% dos casos), bem como outras cinco com idade entre 50 e 59 anos (11%). Ao todo, 22 homens e 22 mulheres foram diagnosticados com o vírus até então.

Além dos casos confirmados, outros 12 pacientes estão internados em hospitais da cidade com suspeita de coronavírus. Cinco deles se encontram nas enfermarias e os outros sete demandam cuidados intensivos e estão internados em leitos de UTI.

Cortes e perdas financeiras

O prefeito comentou também sobre os problemas financeiros enfrentados pela Prefeitura com o período de quarentena imposto pelo Governo do Estado. Segundo ele, estima-se que cerca de R$ 125 milhões deixarão de ser arrecadados no período. Apesar disso, garantiu que o município tem atuado para manter o funcionamento da cidade, bem como para arcar com os compromissos da mesma para com seus servidores e áreas de atuação.

Indagado sobre a possibilidade de reduzir salários do alto escalação do município – prática adotada por prefeitos de cidades como Indaial, Ibirama e Florianópolis, por exemplo -, Hildebrandt afirmou que o tema é discutido periodicamente na Prefeitura. Porém, frisou que a situação segue sob controle na cidade e garantiu que a Prefeitura fará cortes se houver necessidade.

Vacinação contra Influenza

Outro tema recorrente nas entrevistas coletivas é a vacinação contra o vírus Influenza, que está com o agendamento temporariamente suspenso na cidade. De acordo com o prefeito, nenhuma nova remessa de vacinas chegou à cidade até então, o que impossibilita a reabertura do sistema.

A expectativa é que um novo lote chegue ao município nos próximos dias, uma vez que o Governo do Estado recebeu mais de 173 mil doses da vacina nesta quinta-feira (2). Esta foi a quarta remessa enviada a Santa Catarina para a imunização dos grupos prioritários. A distribuição começou ainda na quinta e as vacinas devem chegar em breve nas regionais de saúde.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com
%d blogueiros gostam disto: