O capitão Filipi Daminelli, do 3º Batalhão de Bombeiros Militar de Santa Catarina, reforçou neste domingo (26) a importância da conscientização da população quanto às queimadas realizadas em Blumenau e região durante o período de estiagem.
De acordo com os dados divulgados pela corporação, o 3º BBM atendeu 34 ocorrências envolvendo incêndios florestais em Blumenau entre os dias 1º e 23 de abril. O número é considerado alarmante, principalmente se comparado aos chamados desta natureza realizados em todo o mês de abril de 2019: apenas três.
Segundo Daminelli, o número seguirá crescendo caso a população não se conscientize quanto aos riscos da prática. “Não temos previsão de chuva relevante até o dia 5 de maio”, alerta. “As matas estão desidratadas e o solo está muito seco. Temos monitorado as ocorrências que atendemos para que não haja uma reignição, mas isso é apenas uma medida de controle.”
O capitão reforçou ainda a sobrecarga de serviços e resgates desempenhados pelo Corpo de Bombeiros no atual momento: “Estamos com uma sobrecarga muito grande, atendendo até seis ocorrências simultâneas para combate de incêndio”, desabafa. “Pedimos para que as pessoas não realizem nenhum tipo de queimada nesse momento, nenhuma limpeza de terreno, porque a situação pode fugir de controle”.
Entre as ocorrências desta natureza registradas na cidade, destaque para o incêndio em vegetação que atingiu o morro do Concórdia, no bairro da Velha, nesta sexta-feira (24). O combate às chamas, que atingiu cerca de 1500 m² de mata, durou cerca de seis horas. A mais preocupação dos socorristas era que o fogo atingisse alguma das casas situação nas imediações – o que não aconteceu.
