InícioSaúdeBlumenau soma seis casos de febre amarela e lidera estatísticas estaduais

Blumenau soma seis casos de febre amarela e lidera estatísticas estaduais

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) de Santa Catarina atualizou nesta segunda-feira (27) os números da febre amarela no estado. De acordo com os dados, já foram confirmados 15 casos em todo o território catarinense durante o ano. Com seis casos confirmados, Blumenau lidera as estatísticas.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, todos os casos foram registrados em homens sem histórico de vacina. O primeiro diz respeito a um homem de 26 anos, morador do bairro Itoupava Central. Também já haviam sido confirmados casos em um homem de 31 e 37 anos, moradores da Itoupava Central e Passo Manso, respectivamente.

Os novos casos registrados dizem respeito a um jovem de 18 anos, morador do bairro Passo Manso; a um homem de 59 anos, que mora na Itoupavazinha; e um outro homem, de 43 anos, que também mora na Itoupava Central – bairro que concentra metade dos casos registrados na cidade.

De acordo com a Dive, a região do Vale do Itajaí surge como o epicentro da doença no estado, contabilizando mais de 73% dos casos – também há casos confirmados em Indaial (3) e Pomerode (2). As outras pessoas diagnosticadas moram em Camboriú, Jaraguá do Sul, São Bento do Sul e São Paulo (teste coletado em Pomerode).

Casos em macacos

Blumenau também lidera as estatísticas de primatas que morreram devido a febre amarela. Segundo a Dive, dos 100 macacos encontrados mortos na cidade, 29 foram confirmados com a doença, enquanto outros 15 casos ainda aguardam os resultados. Os demais apresentaram resultados negativos ou indeterminados.

Pomerode aparece na segunda posição, com cinco macacos mortos em decorrência da doença – o mesmo número apurado em Campo Alegre, no Planalto Norte do Estado. Indaial (3), Doutor Pedrinho, Gaspar e Timbó (um cada) também contabilizam casos no Vale do Itajaí.

Vacinação

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, de janeiro até o início do mês de abril, Blumenau já tinha imunizado mais de 30 mil pessoas contra a febre amarela. Por ser considerada área de transmissão ativa, a vacinação segue sendo realizada nas salas de vacina do município o ano inteiro.

A vacina da febre amarela é indicada para crianças de nove meses a pessoas de 59 anos, e no novo esquema de vacinação definido pelo Ministério da Saúde a partir de 2020, prevê ainda que as crianças tomem uma dose aos 9 meses e façam reforço da vacina aos 4 anos. Acima dos 5 anos de idade, a dose única é a recomendação.

Em 2019, foram vacinadas 99.216 pessoas, um número 85% maior em relação a 2018, quando 53.411 pessoas foram vacinadas.


Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com

Descubra mais sobre PORTAL ALEXANDRE JOSÉ - Notícias de Blumenau

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading