Início Saúde Blumenau soma seis casos de febre amarela e lidera estatísticas estaduais

Blumenau soma seis casos de febre amarela e lidera estatísticas estaduais

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) de Santa Catarina atualizou nesta segunda-feira (27) os números da febre amarela no estado. De acordo com os dados, já foram confirmados 15 casos em todo o território catarinense durante o ano. Com seis casos confirmados, Blumenau lidera as estatísticas.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, todos os casos foram registrados em homens sem histórico de vacina. O primeiro diz respeito a um homem de 26 anos, morador do bairro Itoupava Central. Também já haviam sido confirmados casos em um homem de 31 e 37 anos, moradores da Itoupava Central e Passo Manso, respectivamente.

Os novos casos registrados dizem respeito a um jovem de 18 anos, morador do bairro Passo Manso; a um homem de 59 anos, que mora na Itoupavazinha; e um outro homem, de 43 anos, que também mora na Itoupava Central – bairro que concentra metade dos casos registrados na cidade.

De acordo com a Dive, a região do Vale do Itajaí surge como o epicentro da doença no estado, contabilizando mais de 73% dos casos – também há casos confirmados em Indaial (3) e Pomerode (2). As outras pessoas diagnosticadas moram em Camboriú, Jaraguá do Sul, São Bento do Sul e São Paulo (teste coletado em Pomerode).

Casos em macacos

Blumenau também lidera as estatísticas de primatas que morreram devido a febre amarela. Segundo a Dive, dos 100 macacos encontrados mortos na cidade, 29 foram confirmados com a doença, enquanto outros 15 casos ainda aguardam os resultados. Os demais apresentaram resultados negativos ou indeterminados.

Pomerode aparece na segunda posição, com cinco macacos mortos em decorrência da doença – o mesmo número apurado em Campo Alegre, no Planalto Norte do Estado. Indaial (3), Doutor Pedrinho, Gaspar e Timbó (um cada) também contabilizam casos no Vale do Itajaí.

Vacinação

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, de janeiro até o início do mês de abril, Blumenau já tinha imunizado mais de 30 mil pessoas contra a febre amarela. Por ser considerada área de transmissão ativa, a vacinação segue sendo realizada nas salas de vacina do município o ano inteiro.

A vacina da febre amarela é indicada para crianças de nove meses a pessoas de 59 anos, e no novo esquema de vacinação definido pelo Ministério da Saúde a partir de 2020, prevê ainda que as crianças tomem uma dose aos 9 meses e façam reforço da vacina aos 4 anos. Acima dos 5 anos de idade, a dose única é a recomendação.

Em 2019, foram vacinadas 99.216 pessoas, um número 85% maior em relação a 2018, quando 53.411 pessoas foram vacinadas.


Luan Carlos
Luan Carlos Tamanini é jornalista formado pela Furb (Blumenau-SC). Durante sua formação, fez estágio em veículos de comunicação de caráter educativo, tendo curtas passagens voluntárias por portais esportivos de Blumenau e região. Blumenauense, pai e apaixonado por esportes, atua pela primeira vez no jornalismo profissional como repórter do Portal Alexandre José.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

Esporte: Quando a conta não fecha, por Emerson Luis

R$ 5 mil reais.Pode não parecer nada no mundo do futebol.Mas é muito para um clube como o Metropolitano.Esse seria o...

Covid-19: Forças de segurança intensificam fiscalizações neste fim de semana

Rigor necessário. As forças de segurança do município vão intensificar as fiscalizações das medidas restritivas impostas pelo decreto nº 1.172, do Governo do Estado,...

Covid-19: Blumenau adere a consórcio nacional para compra de vacinas

Blumenau firmou nesta sexta-feira (05) um protocolo de intenções junto a Frente Nacional dos Prefeitos para aderir ao consórcio nacional e garantir a aquisição...

Covid-19: Mais dois óbitos e 259 novos casos registrados em Blumenau

Duas mortes por coronavírus foram confirmadas em Blumenau nas últimas 24h, segundo o boletim diário da Secretaria de Saúde da cidade. As vítimas foram...

Membros de facção criminosa são condenados em Blumenau

A 3ª Vara Criminal da comarca de Blumenau concluiu nesta sexta-feira (05) o julgamento da “Operação Sequentia", deflagrada pela Polícia Civil e que visava...