Onze pessoas com suspeita ou diagnosticadas com a Covid-19 em Blumenau estão participando do estudo nacional com a hidroxicloroquina desenvolvido pelo Hospital Santo Antônio. A informação foi compartilhada em entrevista coletiva realizada na Prefeitura de Blumenau na noite desta quinta-feira (23).
Destes pacientes, sete já receberam alta – incluindo pessoas que estiveram internadas em leitos da UTI – e quatro seguem internados. Segundo o Dr. Adrian Paulo Morales Kormann, um dos médicos à frente da pesquisa em Blumenau, os resultados são considerados positivos, com pacientes recebendo alta hospitalar antes mesmo do esperado pela equipe médica, entre três e sete dias após o início do tratamento.
De acordo com o doutor, os pacientes são analisados pela equipe médica e convidados a participar do estudo caso preencham os requisitos necessários. Após isso, a equipe define qual tratamento será utilizado. Segundo ele, o protocolo requer que o paciente tenha fortes suspeitas ou esteja confirmado com o coronavírus para integrar a pesquisa.
Além disso, o hospital foi aprovado para ampliar o estudo ao atendimento ambulatorial. Ou seja, pacientes que procurarem o Ambulatório de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus, instalado na Vila Germânica, serão convidados a participar da pesquisa caso apresentem as condições necessárias.
Segundo o médico, para integrar o estudo o paciente precisará apresentar quadro leve e fortes suspeitas ou confirmação de Covid-19. Caso aceite, receberá um tipo de tratamento específico, à base de placebo (“simulação” do remédio) ou da hidroxicloroquina pelo período de até sete dias.
Ainda de acordo com o doutor, todo o tratamento será realizado na casa do paciente, que fará uma automedicação durante o isolamento domiciliar e receberá acompanhamento da equipe médica através de contatos telefônicos. Segundo ele, o Hospital está aguardando uma sinalização positiva para enfim iniciar a nova etapa.
