InícioSaúdeVídeo: Governador vai ampliar quarentena em Santa Catarina por mais 7 dias

Vídeo: Governador vai ampliar quarentena em Santa Catarina por mais 7 dias

Depois de admitir, na manhã deste domingo (29), que poderia prorrogar as medidas de isolamento social em Santa Catarina por mais tempo, o governador Carlos Moisés anunciou no final da tarde de hoje que irá editar um novo decreto estendendo a quarentena por mais sete dias. A medida irá impactar na restrição de atividades, que haviam sido autorizadas a retomar a rotina.

Em um vídeo divulgado nas redes sociais, Moisés começa seu discurso atualizando os números do coronavírus em Santa Catarina. São 197 casos confirmados da Covid-19. Deste total, 16 pacientes estão internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) de hospitais catarinenses. Mas o principal anúncio foi a decisão tomada após reunião com prefeitos de todas as regiões do Estado. Veja:

Nesta segunda-feira (30), estão autorizadas a abrir as portas as instituições financeiras, como bancos, cooperativas de crédito e casas lotéricas. Porém, com uma série de regras, que devem ser seguidas, entre elas a priorização do afastamento, sem prejuízo de salários, de empregados pertencentes a grupo de risco, como pessoas com idade acima de 60 anos, hipertensos, diabéticos, gestantes e imunodeprimidos.

Também devem ser adotadas medidas internas, especialmente aquelas relacionadas à saúde no trabalho, necessárias para evitar a transmissão do coronavírus no ambiente de trabalho; utilização – se necessário – de veículos de fretamento para transporte de trabalhadores com a ocupação de cada veículo limitada a 50% da capacidade de passageiros sentados.

Ainda deve ser providenciado o controle de acesso, a marcação de lugares reservados aos clientes, o controle da área externa do estabelecimento, além da organização das filas para que seja mantida a distância mínima de 1,5 metro entre cada pessoa; estabelecer que as pessoas que acessarem e saírem do estabelecimento façam a higienização com álcool-gel 70%.

Outras atividades

No mesmo vídeo, Moisés antecipou que deve flexibilizar a retomada das atividades na área da construção civil e das obras públicas, mas o governador não foi claro se empresas como lojas, restaurantes, academias e shoppings centers poderão voltar a atender ao público. Agora é esperar pelo novo decreto estadual, que deve ser editado nesta segunda-feira (30).

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com