Uma dúvida comum entre os praticantes de atividade física é: o que comer depois do treino para contribuir com os resultados? Independentemente de qual treinamento você realiza, seja para ganho de massa magra, emagrecimento ou ganhar uma prova, a alimentação é fundamental.
Na alimentação pós-treino é essencial recompor as reservas de glicogênio, repondo as energias através do consumo de carboidratos. O consumo das proteínas tem como função auxiliar na recuperação das fibras musculares, que são rompidas durante o treino.
Além disso, as vitaminas e minerais presentes nas frutas e verduras também ajudam muito, pois têm um potencial antioxidante necessário para praticantes de atividade física, pois podem atuar na modulação da inflamação e dano muscular induzido pelo exercício, quando consumidos de forma equilibrada e orientada por um nutricionista, de acordo com as necessidades individuais de cada esportista.
A alimentação pré e pós treino fará diferença nos resultados, mas não se esqueça da alimentação no resto do dia. Nada adianta realizar uma alimentação pré e pós treino adequada, se nas outras refeições não forem consumidos todos os nutrientes necessários.

Claudia Marques é formada em Nutrição pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) em 2016 e tem Pós Graduação em Nutrição Esportiva Funcional pela Universidade Cruzeiro do Sul (2018). Especializada em atletas e/ou esportistas das modalidades de endurance como: ciclismo, corrida, natação, triathlon, hipertrofia muscular e emagrecimento.
Leia também: o que consumir antes do treino? Por Luana dos Santos