InícioGeralNutrição: o poder antioxidante e outros benefícios do cacau, por Luana Effting

Nutrição: o poder antioxidante e outros benefícios do cacau, por Luana Effting

O cacau é um alimento com grandes benefícios para a saúde. Ele apresenta catequina, um tipo de flavonoide com ação antioxidante, anti-inflamatória e anti-tumoral. Tem ainda o poder de inibir a agregação plaquetária (uma das principais causas de eventos trombóticos e oclusão dos vasos sanguíneos) e pela presença do óxido nítrico é capaz de promover vasodilatação, auxiliando na redução da pressão arterial.

O nosso corpo diariamente gera radicais livres, uma espécie de “oxidação”, que precisa ser controlada pela produção e consumo de antioxidantes. Entre todos os alimentos existentes, o cacau está entre os com maior poder antioxidante, verificado por meio do alto escore ORAC (Oxygen Radical Absorbance Capacity), uma medida que avalia a capacidade antioxidante de diferentes alimentos e suplementos.

A melhor forma de incluir ele no dia a dia é por meio do cacau em pó, nibs de cacau (amêndoas de cacau fermentado e torrado) e também pelo consumo de chocolates com teor de cacau maior que 70%. O cacau puro pode ser consumido em cima de frutas, em massas de panquecas e bolos ou até mesmo em uma vitamina com frutas.

Uma dica interessante é adicionar o cacau na refeição que antecede a prática de uma atividade física, pois devido sua ação vasodilatadora, possui a capacidade de melhorar o rendimento durante as práticas.

Texto escrito por LUANA EFFTING

Luana Effting é nutricionista formada em 2015, com especialização nas áreas clínica e esportiva. Atua nas áreas de emagrecimento, hipertrofia, desempenho esportivo, tratamento de alterações intestinais e metabólicas e na orientação para vegetarianismo/veganismo. Luana também atua na H2O Saúde e Nutrição de Blumenau.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com