InícioGeralNutrição: entenda o que causa a alergia alimentar, por Ana Cristina Hermann

Nutrição: entenda o que causa a alergia alimentar, por Ana Cristina Hermann

Quando pensamos em alergia alimentar, a primeira coisa que temos que entender é que isso ocorre quando há uma reação adversa a algum tipo de alimento. Ou seja, quando o sistema imunológico reage exageradamente a certa comida.

Essa reação é mediada por IgE, que nada mais é que um dos anticorpos (anticorpos imunoglobulina E) que nossas células de defesa (linfócitos B) produzem quando entram em contato com o alimento e reconhecem, na maioria das vezes, as proteínas do alimento como algo estranho.

E as reações podem ser inúmeras: na pele, gastrointestinal, respiratórias. Elas são mais comuns na infância, mas podem acometer todas as idades. Alguns estudos já mostram que o contato com alguns desses alimentos na introdução alimentar pode prevenir o aparecimento delas.

Porém, o contato precoce com esses alimentos pode dar origem a uma alergia. A boa notícia é que hoje já existe sim tratamento para as crianças que possuem alergia alimentar! Procure um especialista se você ou seu filho(a) têm algum sintoma. Isso vai ajudar a fazer o diagnóstico.

Texto escrito por ANA CRISTINA HERMANN

Ana Cristina Hermann é formada em Nutrição pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) em 2012. Tem especialização em Nutrição Clínica Funcional e Fitoterapia pela PUC-PR e pós-graduação em Nutrição Materno Infantil Ortomolecular pela FAPES-SP. Atendimentos especializados em emagrecimento, fertilidade, gestantes, lactantes, bebês (introdução alimentar) e crianças.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com

Descubra mais sobre PORTAL ALEXANDRE JOSÉ - Notícias de Blumenau

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading